ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL

Code: 220207921
5
2
Título

ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL

Autores(as):
  • Larissa Hayannyelly Costa Batista

    Batista, Larissa Hayannyelly Costa

  • Wesmillianice Julliane da Silva

    Silva, Wesmillianice Julliane da

  • Marcos Juliano Gouveia

    Gouveia, Marcos Juliano

  • Ana Alice Freire Agostinho

    Agostinho, Ana Alice Freire

DOI
10.37885/220207921
Publicado em

31/03/2022

Páginas

701-713

Capítulo

56

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do Projeto de Extensão “Ensinando para a vida: enfoque CTS no ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do fundamental da Escola Municipal Lívio Tenório no Assentamento Tentugal”. Fundamentado teoricamente na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) o Projeto desenvolveu intervenções pedagógicas observando os princípios dacontextualização, da interdisciplinaridade e da articulação teoria-prática. Para tanto, foi utilizada a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez segundo a qual, a partir da observação da realidade, é possível identificar pontos-chaves, teorizá-los, propor soluções e, por fim, retornar à realidade estudada apresentando propostas para a sua transformação. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários a estudantes, docentes e famílias do Assentamento Tentugal objetivando identificar os principais problemas da comunidade que pudessem ser abordados no contexto do ensino de ciências. Os dados levantados foram submetidos a um Grupo Focal composto por esses segmentos como forma de definir os temas geradores a serem priorizados nodesenvolvimento do Projeto, subsidiando a realização de intervenções no formato de oficinas pedagógicas que contemplavam atividades teóricas e práticas, numa abordagem contextualizada e interdisciplinar. Com o desenvolvimento dessas ações pretendeu-se contribuir para a aprendizagem de ciências na perspectiva CTS, desenvolvendo, nos estudantes, a consciência da responsabilidade social, pessoal e coletiva, cultural e ambiental no enfrentamento de problemas da comunidade.

Palavras-chave

CTS, Pesquisa, Extensão, Sociedade, Cidadania.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.