ENSINANDO MATRIZES, SISTEMAS E DETERMINANTES USANDO UM APLICATIVO ONLINE
Cristiane Martins Fernandes Tavares
Tavares, Cristiane Martins Fernandes
Edson Leite Araújo
Araújo, Edson Leite
04/02/2021
128-147
8
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
Este trabalho apresenta um estudo investigativo em torno da utilização de um aplicativo online, desenvolvido especificamente para o ensino de sistemas lineares, inversão de matrizes e cálculo de determinantes. O aplicativo explora o desenvolvimento destes conteúdos através do método de escalonamento de Gauss-Jordan. Os comandos são simples, autoexplicativos e o aplicativo conduz o aluno a decidir quais as operações necessárias para a resolução correta em cada uma das etapas do processo. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, em duas turmas da segunda série do Ensino Médio, numa escola na cidade de Irecê-BA. Numa das turmas, aplicou-se uma sequência didática com o auxílio do aplicativo, enquanto na outra turma o ensino ocorreu de forma tradicional. A pesquisa teve abordagem qualitativa baseada em questionários, depoimentos, observações e análise dos resultados.
Ensino de matemática, Aplicativo online, Sistemas lineares, Inversão de matrizes, Determinantes.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.