ENFOQUE CTS E A PEDAGOGIA FREIREANA NA ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE A ÁGUA NOS COMPONENTES CURRICULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO

Code: 230111781
5
0
Título

ENFOQUE CTS E A PEDAGOGIA FREIREANA NA ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE A ÁGUA NOS COMPONENTES CURRICULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Lisiane Das Neves Marques

    Marques, Lisiane das Neves

DOI
10.37885/230111781
Publicado em

01/03/2023

Páginas

944-963

Capítulo

69

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O trabalho teve como objetivo estruturar uma investigação temática sobre “Ciências da Natureza no estudo do uso sustentável da água” de acordo com a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), tendo como base o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire. As atividades propostas nos componentes curriculares de Biologia, Química e Física, no Ensino Médio, permitiram que os estudantes mobilizassem conhecimentos e elaborassem ações de protagonismo e responsabilidade social. O envolvimento discente nas dinâmicas pedagógicas pode sinalizar que os 3MP auxiliam na construção de um currículo mais significativo aos educandos.

Palavras-chave

Investigação temática, Três momentos pedagógicos, Educação progressista de Paulo Freire, CTS.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.