EMPREENDEDORISMO FEMININO: O MODELO DE NEGÓCIO DA LOJA VIRTUAL “EMPÓRIO QBONITA”
Aluísio Sampaio Neto
Sampaio Neto, A.
Layane Thais Sampaio Cruz
Cruz, L. T. S.
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, C.S.G.R.
José Lincoln Pinheiro Araújo
Araújo, J. L. P.
Antonio De Santana Padilha Neto
Padilha Neto, A. S.
Maria Herbênia Lima Cruz Santos
Santos, M. H. L.
Lays Gonçalves Santos
Santos, L. G.
Ana Carla Pereira Da Silva
Silva, A. C. P.
Ana Paula Batista De Oliveira
Oliveira, A.P.B.
Maria Victoria Souza Gonçalves Brito
Brito, M.V.S.G.
31/05/2022
72-83
6
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 3
O Quadro de Modelo de Negócios ou “Business Model Canvas”, como também é conhecido, é uma ferramenta que permite planejar, criar ou reformular algum empreendimento.Desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder, é um instrumento que visa compreender demaneira fácil e lógica, a estrutura de um negócio, a partir da descrição de elementos efases que compõem um empreendimento, como: Proposta de Valor, Canais, Segmento deClientes, Relacionamento com Clientes, Recursos Principais, Atividades Principais,Parcerias Principais, Estrutura de Custos e Fontes de Receita. Objetivo: Analisar ecompreender o modelo de negócio exitoso da loja virtual “Empório QBonita”,desenvolvido por uma jovem empreendedora pernambucana, que comercializa roupasfemininas destinadas ao público jovem, adulto e idoso. Método: É um estudo de caráterexploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: A loja virtual“Empório QBonita” comercializa para todo o Brasil, por meio da Rede Social“Instagram”, roupas estilosas que estão sempre na moda e fazendo sucesso com o públicofeminino, dispondo de um número expressivo de consumidoras em várias partes do paíse que aumenta cada vez mais. Conclusão: Devido a popularização da “Internet” e dasredes sociais, vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam eprincipalmente, adquirem produtos e serviços mais fácil, demonstrando que o comérciovirtual tem potencial crescente no país e no mundo.
Business Model Canvas, Internet, Sertão Central de Pernambuco, Tendência, Vestuário.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.