EMPREENDEDORISMO FEMININO: O MODELO DE NEGÓCIO DA LOJA VIRTUAL “EMPÓRIO QBONITA”

Code: 220408663
22
9
Título

EMPREENDEDORISMO FEMININO: O MODELO DE NEGÓCIO DA LOJA VIRTUAL “EMPÓRIO QBONITA”

Autores(as):
  • Aluísio Sampaio Neto

    Sampaio Neto, A.

  • Layane Thais Sampaio Cruz

    Cruz, L. T. S.

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, C.S.G.R.

  • José Lincoln Pinheiro Araújo

    Araújo, J. L. P.

  • Antonio De Santana Padilha Neto

    Padilha Neto, A. S.

  • Maria Herbênia Lima Cruz Santos

    Santos, M. H. L.

  • Lays Gonçalves Santos

    Santos, L. G.

  • Ana Carla Pereira Da Silva

    Silva, A. C. P.

  • Ana Paula Batista De Oliveira

    Oliveira, A.P.B.

  • Maria Victoria Souza Gonçalves Brito

    Brito, M.V.S.G.

DOI
10.37885/220408663
Publicado em

31/05/2022

Páginas

72-83

Capítulo

6

Resumo

O Quadro de Modelo de Negócios ou “Business Model Canvas”, como também é conhecido, é uma ferramenta que permite planejar, criar ou reformular algum empreendimento.Desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder, é um instrumento que visa compreender demaneira fácil e lógica, a estrutura de um negócio, a partir da descrição de elementos efases que compõem um empreendimento, como: Proposta de Valor, Canais, Segmento deClientes, Relacionamento com Clientes, Recursos Principais, Atividades Principais,Parcerias Principais, Estrutura de Custos e Fontes de Receita. Objetivo: Analisar ecompreender o modelo de negócio exitoso da loja virtual “Empório QBonita”,desenvolvido por uma jovem empreendedora pernambucana, que comercializa roupasfemininas destinadas ao público jovem, adulto e idoso. Método: É um estudo de caráterexploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: A loja virtual“Empório QBonita” comercializa para todo o Brasil, por meio da Rede Social“Instagram”, roupas estilosas que estão sempre na moda e fazendo sucesso com o públicofeminino, dispondo de um número expressivo de consumidoras em várias partes do paíse que aumenta cada vez mais. Conclusão: Devido a popularização da “Internet” e dasredes sociais, vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam eprincipalmente, adquirem produtos e serviços mais fácil, demonstrando que o comérciovirtual tem potencial crescente no país e no mundo.

Palavras-chave

Business Model Canvas, Internet, Sertão Central de Pernambuco, Tendência, Vestuário.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.