EMPODERAMENTO FEMININO E O DESENVOLVIMENTO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM ÁREAS MAJORITARIMANETE MASCULINAS

Code: 210504839
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Título

EMPODERAMENTO FEMININO E O DESENVOLVIMENTO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM ÁREAS MAJORITARIMANETE MASCULINAS

Autores(as):
  • Maria Madalena dos Santos

    Santos, Maria Madalena dos

  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira

    Ferreira, Rafael Henrique Mainardes

  • Maria Helena da Fonseca

    Fonseca, Maria Helena da

DOI
10.37885/210504839
Publicado em

01/07/2021

Páginas

404-419

Capítulo

24

Resumo

O Empoderamento Feminino caminha hoje, juntamente com a independência financeira e o reconhecimento no mercado de trabalho, que não deveria variar de acordo com o gênero. Isso torna-se mais forte quando se é reconhecida em um ambiente majoritariamente e culturalmente masculino. O objetivo deste artigo é analisar o empoderamento feminino dentro do mercado de trabalho em áreas majoritariamente masculinas, demonstrando que o Empoderamento se mostra de diferentes formas de acordo com a cultura de cada ambiente. Foi feita uma análise bibliométrica, por meio de uma pesquisa feita na base de dados Scopus com os termos: empowerment* and gender equality at work* or gender inequality at work* que resultaram em 149 artigos, além disso foi aplicado um questionário, com cinco perguntas para três mulheres que atuam em cargos e empresas diferentes para verificar a visão das entrevistadas sobre a temática. As respostas variaram de acordo com cada entrevistada, ressaltasse que as opiniões têm pontos em comum, onde o conceito de empoderamento feminino é fazer o que quiser, quando e onde, sem levar em consideração as opiniões alheias. Constatou-se que para cada mulher o empoderamento é definido de uma forma diferente e no ambiente de trabalho almeja-se o reconhecimento com cargos mais altos, ainda assim é necessário que a sociedade em geral entenda a importância da igualdade dos direitos entre os gêneros.

Palavras-chave

Empoderamento feminino, mercado de trabalho, igualdade de gêneros, cultura organizacional

Autor(a) Correspondente
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