EMPODERAMENTO DIGITAL: O CIBERESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA PÚBLICA

Code: 220308402
9
39
Título

EMPODERAMENTO DIGITAL: O CIBERESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores(as):
  • Gleice Antoniio A. de Oliveira

    OLIVEIRA, G. A. A. DE

  • Wellerth Mendes Ribeiro

    RIBEIRO, Wellerth

DOI
10.37885/220308402
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1553-1565

Capítulo

124

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

O presente artigo surgiu de uma conversa entre professor e alunos de uma turma do ensino médio sobre a utilização das novas ferramentas e tecnologias em sala de aula e a proibição do uso de aparelhos celulares nas escolas públicas da rede estadual do Pará. A partir desse momento, foi pensado em reaver esses debates a cada bimestre compreendido entre fevereiro de 2018 e junho de 2019, com conversas informais em sala, no período de uma a duas horas aulas, abrindo espaço para diálogo aberto com os alunos, colaborando com esses debates apenas para suscitar nos mesmos o estímulo a expressar seus pensamentos, o que ocorreu dentro da imprevisibilidade que a experiência pedia. Não se trata de quantificar, mas sim qualificar o resultado, que foi surpreendente e abriu um olhar para outras realidades nas quais se insere todo o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave

Empoderamento, Escola, Alunos, Tecnologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.