ELEMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Code: 221211174
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Título

ELEMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor(a):
  • Eliseu Roque Espírito Santo

    ESPIRITO SANTO, Eliseu Roque do

DOI
10.37885/221211174
Publicado em

29/12/2022

Páginas

589-602

Capítulo

47

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns elementos da mediação pedagógica na educação adistância com base na obra “A mediação pedagógica: educação a distância alternativa” deGutierrez e Prieto (1994). Considera três conjuntos de elementos que contribuem paramediação pedagógica na educação a distância: o tratamento com base no tema, o tratamentocom base na aprendizagem e o tratamento com base na forma. O tratamento com base notema faz uso de estratégias de entrada (introdução), desenvolvimento e encerramento(conclusão). O tratamento com base na aprendizagem busca estratégias que desenvolvam ashabilidades de autoaprendizagem e interaprendizagem dos estudantes. O tratamento com base na forma procura adequar os materiais de ensino-aprendizagem, sejam estes digitais ou físicos, de maneira que sejam sugestivos, atrativos e orientadores. Conclui o autor que, mesmo com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, não basta um bom suporte tecnológico (mediação tecnológica) para que se tenha uma boa e eficiente educação a distância, é preciso uma cuidadosa mediação pedagógica.

Palavras-chave

Mediação pedagógica, Aprendizagem, Educação a distância.

Autor(a) Correspondente
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