EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ENSAIO TEÓRICO

Code: 230713834
0
0
Título

EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ENSAIO TEÓRICO

Autores(as):
  • Daiani Casagrande Pereira

    Pereira, Daiani Casagrande

  • Gelcemar Oliveira Farias

    Farias, Gelcemar Oliveira

DOI
10.37885/230713834
Publicado em

31/08/2023

Páginas

167-180

Capítulo

12

Resumo

O objetivo deste estudo foi em averiguar os estudos disponíveis nos periódicos que reportem os estudantes egressos dos cursos de formação inicial em Educação Física. Durante o processo metodológico deste ensaio teórico averiguou-se avaliados pelo Qualis como A2, B1 e B2, sendo que ao final restaram os estudos publicados nos periódicos Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Movimento, Revista Motriz, Revista Pensar a Prática, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e Revista. Brasileira de Ciências do Esporte. Desta forma, após analisar 89 estudos, permaneceram apenas 6 estudos trazendo como foco os egressos. Ao realizar a análise percebe-se que a abordagem a esta população, egressos, visa responder questionamentos e reflexões dos diferentes aspectos da formação inicial e da formação continuada. Aspectos estes evidenciados como: avaliação institucional, a avaliação das práticas pedagógicas, reflexões das práticas pedagógicas da formação inicial e como esta abrangeu todas as necessidades dos profissionais e motivos que os levaram os egressos buscar a formação continuada. A partir do levantamento destes resultados, pode-se perceber a importância dos estudos diante a formação inicial em busca de suprir as falhas e adequá-la para que atenda da melhor forma às necessidades dos futuros profissionais, e que a formação continuada seja efetiva para atualização e aprofundamento do conhecimento dos egressos.

Palavras-chave

Egressos, Educação Física.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.