EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Code: 230513194
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Título

EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores(as):
  • Marilinda Chavertana

    Chavertana,Marilinda

  • Raul Cordeiro

    Cordeiro,Raul

  • João Junceiro Junceiro

    Junceiro,João

  • Maria Ferreira

    Ferreira,Maria

DOI
10.37885/230513194
Publicado em

30/06/2023

Páginas

138-154

Capítulo

9

Resumo

Introdução: O cuidado ao indivíduo com esquizofrenia deve confluir num plano de tratamento multidisciplinar e centrado na pessoa, podendo incluir intervenções de âmbito psicoeducativo o que torna imprescindível identificar quais os ganhos originados por esta abordagem terapêutica. Objetivo: Identificar quais os ganhos decorrentes da psicoeducação na pessoa com esquizofrenia Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura a partir da Pergunta de Partida “Quais os benefícios da psicoeducação para as pessoas com esquizofrenia?” (Método PIO). Pesquisa efetuada na base dados B-on e na plataforma EBSCOhost Web, considerando estudos redigidos em língua portuguesa, espanhola a inglesa, publicados entre 2015-2019. As palavras-chave/descritores foram validadas no DeCS e MeSH. Utilizou-se o caracter booleano “and” para auxiliar a pesquisa. Resultados: Na pesquisa inicial obtiveram-se 316 artigos não duplicados tendo sido selecionados cinco artigos que avaliam programas psicoeducacionais para a pessoa com esquizofrenia. Conclusão: Todos os estudos selecionados revelaram resultados positivos das intervenções psicoeducativas, permitindo agrupar os resultados em 6 categorias: Conhecimento, Adesão terapêutica, Gestão da doença, Sentimentos e emoções, Interações sociais e Repercussões nos cuidadores principais.

Palavras-chave

Conhecimento, Educação, Enfermagem, Esquizofrenia.

Autor(a) Correspondente
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