EFEITOS TOXICOLÓGICOS DE NANOMATERIAIS NA FISIOLOGIA DE PEIXES O CASO DOS NANOTUBOS DE CARBONO: EFEITOS TOXICOLÓGICOS DE NANOMATERIAIS NA FISIOLOGIA DE PEIXES:

Code: 231014584
6
0
Título

EFEITOS TOXICOLÓGICOS DE NANOMATERIAIS NA FISIOLOGIA DE PEIXES O CASO DOS NANOTUBOS DE CARBONO: EFEITOS TOXICOLÓGICOS DE NANOMATERIAIS NA FISIOLOGIA DE PEIXES:

Autores(as):
  • Edison Barbieri

    Barbieri, E.

  • Alessandra Ferrarini

    Ferrarini, A.M.T.

DOI
10.37885/231014584
Publicado em

01/12/2023

Páginas

45-64

Capítulo

3

Resumo

Metabolismo e excreção em peixes, são importantes indicadores de poluentes ambientais. A taxa metabólica é uma indicação sensível e útil do consumo diário de energia de um organismo. As técnicas fisiológicas são utilizadas em conjunto com respostas de animais para avaliar a saúde de organismos expostos a produtos químicos tóxicos. Muitas dessas técnicas são medições clínicas de rotina, incluindo bioquímica sanguínea, análises de células sanguíneas e exames histopatológicos de vários órgãos e tecidos. Além disso, as respostas fisiológicas, incluindo o metabolismo, são usadas como índices sensíveis para detectar mudanças ambientais. O uso de nanomateriais em várias indústrias e produtos está aumentando exponencialmente, levando ao aumento da presença desses materiais em concentrações crescentes no ambiente aquático. Os nanomateriais têm diversas formas físicas, e alguns deles podem afetar negativamente organismos aquáticos, como os nanotubos de carbono. Os nanotubos de carbono (CNTs) são materiais altamente promissores para diversas aplicações na área da nanotecnologia. A crescente presença dessas nanopartículas no ecossistema também pode afetar negativamente os organismos aquáticos. Os parâmetros de consumo de oxigênio, excreção de amônia, metabolismo de rotina, metabolismo ativo e atividade natatória são consistentes indicadores de toxicidade, assim como da qualidade de água e estresse animal. O presente estudo mostra que as concentrações empregadas dos nanotubos de carbono, a partir de 2mg/L, evidenciadas pela redução do consumo de oxigênio, causaram uma diminuição significativa no metabolismo da Tilápia do Nilo

Palavras-chave

nanopartículas, peixe, efeito, nanotubo de carbono, fisiologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.