EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA: REVISÃO SISTEMÁTICA
EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Letícia Cristinne Costa Da Silva
Luiza Marly Freitas De Carvalho
30/12/2023
213-235
12
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática acerca das evidências científicas sobre os efeitos da suplementação de probióticos e simbióticos em portadores da doença hepática gordurosa não alcoólica. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática realizado nas bases de dados MedLine via PubMed, Web of Science e Scopus, no mês de junho de 2020, utilizando os descritores: non-alcoholic fatty liver disease, probiotics, synbiotic. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, permaneceram 12 artigos. Resultados: A suplementação de probióticos e simbióticos tem apresentado resultados promissores na doença hepática gordurosa não alcoólica, a maioria dos ensaios clínicos analisados demonstrou redução da concentração sérica das enzimas hepáticas, melhora do perfil lipídico e diminuição do grau de esteatose hepática. Conclusão: Ainda há poucos ensaios clínicos publicados e os estudos foram realizadas com diferentes espécies de cepas probióticas e prebióticos, dose e tempo de intervenção, portanto não há uma indicação específica para a suplementação. Sugere-se realização de mais estudos com a finalidade de esclarecer a efetividade dos probióticos e simbióticos na doença hepática gordurosa não alcoólica.
Ler mais...Doença hepática. Hepatopatia gordurosa não alcoólica. Esteatose hepática. Fígado gorduroso. Disbiose. Microbiota gastrointestinal.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.