EFEITO DE SUBSTRATO DE FOLHAS DE ACACIA MANGIUM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CEDRO ROSADO (ACROCARPUS FRAXINIFOLIUS WEIGHT & ARN.)

Code: 210504540
19
4
Título

EFEITO DE SUBSTRATO DE FOLHAS DE ACACIA MANGIUM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CEDRO ROSADO (ACROCARPUS FRAXINIFOLIUS WEIGHT & ARN.)

Autores(as):
  • Flávio Pereira Silva

    Silva, Flávio Pereira

  • Jose Mauro Paes Valente

    Valente, Jose Mauro Paes

  • Robson José de Oliveira

    Oliveira, Robson José de

  • Fabio Daniel Tancredi

    Tancredi, Fabio Daniel

DOI
10.37885/210504540
Publicado em

02/06/2021

Páginas

105-116

Capítulo

6

Resumo

O cedro rosado é uma espécie florestal de rápido crescimento e possuidor de elevado potencial madeireiro, podendo ser cultivada com sucesso em determinadas condições climáticas brasileiras, para produção de madeira para serraria, laminação entre outros usos. Entretanto, suas sementes apresentam limitações para formação de mudas de qualidade superior, quando semeadas em substratos inadequados para a espécie, implicando na necessidade de desenvolvimento de um substrato eficiente e de baixo custo, que proporcione melhores condições para germinação das suas sementes e desenvolvimento satisfatório das suas mudas. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a eficiência de substratos constituídos por diferentes misturas de folhas de Acacia mangium e subsolo, sobre o desenvolvimento de mudas de cedro rosado. O substrato de baixo custo composto por 100% de folhas de Acacia mangium triturada (T1) revelou ser mais eficiente para produção de mudas de cedro rosado.

Palavras-chave

Cedro rosado, Acacia mangium, Substrato, Semente, Mudas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.