EFEITO DE QUATRO FUNGICIDAS REGISTRADOS PARA A CULTURA DO TRIGO SOBRE LARVAS DO PREDADOR CHRYSOPERLA EXTERNA
EFEITO DE QUATRO FUNGICIDAS REGISTRADOS PARA A CULTURA DO TRIGO SOBRE LARVAS DO PREDADOR CHRYSOPERLA EXTERNA
Rafael Antonio Pasini
Stefânia Nunes Pires
Matheus Rakes
Juliano de Bastos Pazini
Anderson Dionei Grützmacher
16/02/2022
247-256
18
O trigo é uma das primeiras espécies cultivadas pelo homem, sendo esse cereal de inverno fundamental na base alimentar da humanidade, um dos mais cultivados no Brasil. Associam-se a essa cultura um complexo de fungos fitopatogênicos que reduzem a produtividade. O controle químico com fungicidas tem sido a principal opção para o manejo fitossanitário desses fungos, os quais, quando aplicados sem conhecimento quanto a sua seletividade aos inimigos naturais dos insetos-praga, podem causar efeitos adversos a todo o agroecossistema. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a seletividade de quatro fungicidas sobre larvas do predador Chrysoperla externa utilizando uma adaptação da metodologia da “International Organization for Biological Control and Integrated Control” (IOBC), “West Palaearctic Regional Section” (WPRS). Os bioensaios consistiram na exposição de larvas de primeiro ínstar do predador a resíduos secos dos agroquímicos pulverizados sobre placas de vidro. Foram avaliadas a mortalidade larval, a fecundidade e fertilidade dos adultos remanescentes, sendo os agroquímicos classificados em função do efeito total como inócuos (<30%), levemente nocivos (30-79%), moderadamente nocivos (80-99%) e nocivos (>99%), conforme recomendação da IOBC. Foram testados os fungicidas [produto comercial (ingrediente ativo) dosagem comercial em L.ha-1]: [Envoy® (pyraclostrobina + epoxiconazol) 1,00], [Opera® (pyraclostrobina + epoxiconazol) 1,00], [Priori® (azoxistrobina) 0,40], e [Tebuco Nortox® (tebuconazole) 0,75].Os resultados demonstraram que os fungicidas Envoy® e Opera®, foram classificados, respectivamente, como moderadamente nocivo (classe 3) e nocivo (classe 4) às larvas de C externa. Já os produtos Priori® e Tebuco Nortox® apresentaram mortalidades para as larvas inferiores a 30%, sendo classificados como inócuos (classe 1) ao predador.
Ler mais...Controle biológico, Controle químico. Manejo Integrado de Pragas,Triticum aestivum, Seletividade de Agrotóxicos, Predador.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.