EFEITO DA ADIÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA RETENÇÃO, QUALIDADE E CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DO PÃO ELABORADO COM SUCO DE UVA (VITIS LABRUSCA L., VAR. ISABEL)

Code: 210604988
15
6
Título

EFEITO DA ADIÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA RETENÇÃO, QUALIDADE E CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS DO PÃO ELABORADO COM SUCO DE UVA (VITIS LABRUSCA L., VAR. ISABEL)

Autores(as):
  • Stella Regina Arcanjo Medeiros

    Medeiros, Stella Regina Arcanjo

  • Anida Maria Moraes Gomes

    Gomes, Anida Maria Moraes

  • Maria Nilka de Oliveira

    Oliveira, Maria Nilka de

  • Marcos Venânces de Souza Leão

    Leão, Marcos Venânces de Souza

  • Leiliane da Fonseca Lima Herculano

    Herculano, Leiliane da Fonseca Lima

  • Laís Pimentel Barroso

    Barroso, Laís Pimentel

  • Márcia Maria Leal de Medeiros

    Medeiros, Márcia Maria Leal de

  • Claúdio Ernani Mendes da Silva

    Silva, Claúdio Ernani Mendes da

DOI
10.37885/210604988
Publicado em

02/07/2021

Páginas

276-295

Capítulo

20

Resumo

A vitamina C é um micronutriente essencial com várias funções biológicas importantes. Além de ser considerado um potente antioxidante que elimina espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Este trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de retenção de ácido ascórbico (AA) adicionados em pães elaborados com de suco integral de uva (Vitis lasbrusca L., var. Isabel) a fim de classificá-los com o atributo "fonte ou alto teor" de vitamina C e o seu efeito nas características reológicas das massas. Foram elaborados pães com adição de AA (0, 120, 240, 480 e 960 ppm) em dois sistemas: farinha/água e farinha/suco e armazenados à temperatura ambiente por 0, 3, 5, 7 e 10 dias. No sistema farinha/água observou-se uma relação direta entre o teor de AA adicionado e sua retenção. Entretanto, no sistema farinha/suco essa relação foi inversa. À medida que o tempo de armazenamento foi aumentando, as perdas de AA foram acentuando-se, chegando a mais de 90% ao final de 10 dias, nos dois sistemas. A maior estabilidade do AA nas amostras de pão com suco foi provavelmente uma consequência do baixo pH do suco (3,12) e do efeito sinérgico entre o AA e os compostos fenólicos presentes. Os resultados das análises de retenção de AA indicaram que a amostra de pão com suco adicionado de 480 ppm de AA foi a mais indicada para elaboração de pão com o atributo fonte de vitamina C, atingindo um percentual de retenção de até 20 % da IDR.

Palavras-chave

Panificação. Oxidante. Vitamina C.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.