EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E SAÚDE MENTAL: PROBLEMATIZANDO QUESTÕES

Code: 220107343
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Título

EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E SAÚDE MENTAL: PROBLEMATIZANDO QUESTÕES

Autores(as):
  • Crislaine Luisa Araújo

    Araújo, Crislaine Luisa

  • Claudia Gomes

    Gomes, Claudia

DOI
10.37885/220107343
Publicado em

16/02/2022

Páginas

1839-1855

Capítulo

150

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

O ingresso na universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade e desenvolvimento de sofrimento psíquico, por distanciar o jovem do núcleo familiar e inseri-lo em um contexto que requer novas posturas e responsabilidades. Os estudantes universitários estão sujeitos a potentes estressores, tais como rede de apoio deficiente, sobrecarga de conhecimentos, dificuldade na administração do tempo, responsabilidade e expectativas sociais diante da vida acadêmica. Dessa forma, é necessário, mais estudos que abordem esta temática, de forma a melhor compreender as características desse sofrimento e as ações interventivas que podem ser realizadas. Assim o presente estudo lança como objetivo caracterizar a produção científica quanto a temática sofrimento psíquico no contexto universitário. Para tanto, este estudo, definido como uma pesquisa de levantamento sobre a temática sofrimento psíquico na universidade, faz uma análise do que se tem produzido sobre o assunto através do levantamento da produção científica, no período de 2008 a 2017, no banco de dados Scielo. Como resultados foram encontrados 11 artigos, com base em delineamentos qualitativos e quantitativos que enfocam diferentes elementos da relação educação universitária e sofrimento psíquico ou saúde mental. A partir da análise de elementos textuais dos resumos dos artigos puderam ser categorizados cinco indicadores: percepção docente; impactos institucionais; vivências (des) humanizadas na universidade; sofrimento psíquico e uso de substâncias psicoativas; necessidades interventivas. Diante da discussão realizada com os indicadores, é possível concluir que se faz necessária, a problematização de elementos institucionais, curriculares, e, sobretudo relacionais vivenciados pelos discentes e docentes para a realização de uma análise das questões que permeiam a educação superior frente à evidência do sofrimento psíquico do aluno. Desvelar essas condições é uma demanda urgente para a compreensão do fenômeno do adoecimento para além da leitura individual, diagnóstica e culpabilizadora de docentes e discentes, pois favorece a análise e revisão das condições materiais de vida acadêmica universitária e possibilitam estratégias e ações efetivas de promoção de saúde.

Palavras-chave

Educação Universitária, Saúde Mental, Sofrimento Psíquico.

Autor(a) Correspondente
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