EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA: UMA VISÃO DA PSICANÁLISE
Aline Arruda Rodrigues da Fonseca
Fonseca, Aline Arruda Rodrigues da
Bruna Renata Vanderlinde
Vanderlinde, Bruna Renata
Thatyanna Karla de Britto Poggi Lins
Poggi Lins, Thatyanna Karla de Britto
02/04/2022
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Este trabalho buscou investigar a educação sexual na infância, na visão da psicanálise, sendo a sexualidade uma dimensão humana essencial entendida em sua totalidade dos sentidos. Neste contexto o objetivo deste artigo é explanar sobre o desenvolvimento da sexualidade na perspectiva da psicanálise, explicando as fases psicossexuais da teoria freudiana e a importância da educação sexual de qualidade na construção do sujeito. Trata-se de um estudo com base em uma revisão integrativa da literatura, que visa discutir o estágio atual da contribuição acadêmica em torno dos principais fundamentos da teoria psicanalítica estudada por Freud: a sexualidade infantil. Foram encontrados, após os critérios de inclusão, nove artigos no período de 2004 a 2013. Atualmente, é possível observar que existe uma carência em pesquisas que procuram estudar sobre a importância da educação sexual desde o início da vida, e é notório perceber que existem poucas investigações sobre o tema. A psicanálise tem demonstrado a importância de compreender as fases psicossexuais da criança e o quanto é imprescindível o entendimento dos adultos para o seu desenvolvimento saudável.
Educação sexual, Sexualidade infantil, Psicanálise.
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