EDUCAÇÃO REMOTA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E CONQUISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 210404123
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Título

EDUCAÇÃO REMOTA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E CONQUISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Halline Cardoso Jurema

    Jurema, Halline Cardoso

  • Kamila Cardoso Jurema

    Jurema, Kamila Cardoso

  • Danilo Cardoso Jurema

    Jurema, Danilo Cardoso

DOI
10.37885/210404123
Publicado em

30/07/2021

Páginas

153-156

Capítulo

14

Resumo

INTRODUÇÃO: Uma realidade que vem sendo discutida cotidianamente, em todo o mundo, desde o início do ano de 2020, são as repercussões e dificuldades ocasionadas pela crise sanitária gerada pelo novo Coronavírus. O que obrigatoriamente causou o afastamento de forma presencial de docentes e acadêmicos. Logo, veio a necessidade de se traçar novas alternativas para garantir a continuidade das aulas do ensino superior durante o período de isolamento social. Diante de tal abordagem, o objetivo deste estudo é trazer uma reflexão acerca da educação no ensino superior em tempos de pandemia. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma busca bibliográfica de caráter descritivo e exploratório, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como critérios de seleção buscou-se estudos em texto completo, de forma gratuita, no idioma português, publicados no ano de 2020 e que respondiam ao objetivo de pesquisa. Ao final da busca, selecionou-se 4 estudos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a pandemia causada pelo Covid-19, ocorreu uma revolução pedagógica, em virtude da obrigatoriedade do isolamento social. Diante disso, veio à tona uma reflexão quanto à necessidade de se incorporar, cada vez mais, as novas tecnologias a educação. Observa-se que a “interculturalidade” será algo que fará parte do atual processo adaptativo da educação, principalmente em virtude da nova realidade desencadeada pela atual situação social que está sendo enfrentada e o desconhecimento da duração que este período terá. Por isso, em momentos como atual, é primordial a reflexão de que a educação deve ser reformulada, porém, sem que a mesma perca a sua essência, o que é uma missão um tanto que complexa, pois envolve diferentes públicos que se inter-relacionam diretamente, no caso os gestores, docentes, discentes, e além disso, a adaptação a uma nova realidade que nem todos estavam habituados, no caso, a inserção de diversos programas, aplicativos e ferramentas que passaram a ser utilizadas no ensino remoto. Logo, observa-se que nestes novos tempos será essencial o aperfeiçoamento por parte das instituições de ensino para com os docentes, ofertando e incentivando estes a se adequarem as novas ferramentas que estão sendo inseridas nas práticas de ensino. E, uma adaptação dos discentes, que deve ir desde a organização de um ambiente de estudos em domicilio, ao cuidado com a saúde mental, uma rotina de estudos diários, além do comprometimento e responsabilidade, até porque o ensino a distância leva à informação e não formação completa.

Palavras-chave

Educação remota, Ensino superior, Pandemia, Novas tecnologias.

Autor(a) Correspondente
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