EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Maurício Almeida
Almeida, Maurício
Mauro Lúcio De Oliveira Júnior
de Oliveira Júnior, Mauro Lúcio
Cleonaldo Gonçalves Santos
Santos, Cleonaldo Gonçalves
Priscila Figueiredo Campos
Campos, Priscila Figueiredo
Reinaldo Oliveira Paizante
Paizante, Reinaldo Oliveira
Mauricio Nigri Junior
Nigri Junior, Mauricio
Paulo Márcio Fucci
Fucci, Paulo Márcio
Naysia Alves Filgueiras
Filgueiras, Naysia Alves
Guilherme De Andrade Ruela
de Andrade Ruela, Guilherme
Mauricio Barcelos De Barros Cruz
de Barros Cruz, Mauricio Barcelos
30/10/2023
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DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES
No contexto da educação profissional e tecnológica, a Educação Física é uma disciplina de salutar importância, pois é responsável pela integração dos estudantes às diversas práticas da cultura corporal. Desse modo, as aulas dessa disciplina não devem priorizar apenas as técnicas corporais ou considerar o movimento como um mero comportamento motor, mas sim contribuir para a formação omnilateral do educando, o que envolve uma infinidade de conteúdos e possibilidades educativas. Assim, o objetivo do presente capítulo é apresentar um possível diálogo entre as temáticas de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica. Evidencia-se que algumas estratégias podem ser adotadas ao se trabalhar com essas temáticas nas aulas, destacando-se as seguintes: (1º) realizar projetos integradores entre a disciplina de Educação Física e as demais disciplinas propedêuticas e técnico-profissionais; (2º) adotar aulas mistas, igualando as oportunidades de participação dos meninos e das meninas; (3º) trabalhar práticas da cultura corporal rotuladas como “de meninos” e “de meninas”, buscando problematizar os estereótipos sociais relacionados à identidade de gênero. Além disso, para realmente dialogar com as temáticas de corpo, gênero e sexualidade, os conteúdos devem ser trabalhados em três categorias, a saber, conceitual, procedimental e atitudinal. Conclui-se que a Educação Física em uma escola de educação profissional e tecnológica deve desenvolver todas as práticas da cultura corporal em suas plenas potencialidades, de modo que todos os alunos, sem distinção de qualquer natureza, desfrutem dos benefícios físicos, mentais e sociais dessas práticas, tornando-se cidadãos críticos, reflexivos e atuantes.
educação, ensino médio, gênero, sexualidade, educação física.
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