EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE ABORDAGEM CLÍNICA E CUIDADOS PRECOCES À COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA À SAÚDE NA BAHIA

Code: 210605129
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Título

EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE ABORDAGEM CLÍNICA E CUIDADOS PRECOCES À COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA À SAÚDE NA BAHIA

Autores(as):
  • Carla Adriele Bastos Vicente

    Vicente, Carla Adriele Bastos

  • Thadeu Borges Souza Santos

    Santos, Thadeu Borges Souza

  • Silvana Lima Vieira

    Vieira, Silvana Lima

  • Juliete Sales Martins

    Martins, Juliete Sales

  • Mariana Nascimento de Carvalho Borges

    Borges, Mariana Nascimento de Carvalho

  • Joseane Aparecida Duarte

    Duarte, Joseane Aparecida

  • Lilian Barbosa Rosado

    Rosado, Lilian Barbosa

  • Fanny Almeida Wu

    Wu, Fanny Almeida

  • Isabela Cardoso de Matos Pinto

    Pinto, Isabela Cardoso de Matos

DOI
10.37885/210605129
Publicado em

31/08/2021

Páginas

46-62

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: Relatar a implementação da ação de educação permanente sobre abordagem clínica e cuidados precoces à COVID-19, aos profissionais da atenção primária e vigilância em saúde, no SUS Bahia. Método: Ação educativa, relatada em seus momentos de planejamento, implementação e discussão das potencialidades e fragilidades da intervenção. Resultados: A modalidade de ensino se deu a distância, atendendo a recomendação de distanciamento social. O relato se estruturou em planejamento intersetorial e contextos sanitários regionais; processo de implementação que contemplou 15.568 sujeitos envolvidos (384 apoiadoras regionais, 1.098 coordenadores e 14.086 profissionais de saúde atenção primária e vigilância em saúde) em 389 municípios do estado da Bahia; e a potencialidades e fragilidades da ação educativa. Conclusão: Considera-se que a ação educativa foi relevante e se fundamentou na estruturação de rede de apoio e qualificação do maior quantitativo de profissionais possíveis, permitindo 1.098 gestores e 14.086 trabalhadores atuantes na linha de frente da atenção à COVID-19. Quanto ao manejo clínico, foi importante devido às reflexões sobre as estratégias de melhores práticas profissionais e terapêuticas; e relacionado aos cuidados precoces, destacou-se o debate sobre a abordagem epidemiológica na contingência estadual.

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde, COVID-19, Atenção Primária de Saúde, Vigilância da Saúde, Trabalhadores de Saúde.

Autor(a) Correspondente
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