EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: A IMPLANTAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE CLASSE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Bruna Nathaly Silveira
Bruna Nathaly Silveira
Ivan Gomes Veiga
Ivan Gomes Veiga
Kelli Darliane Rodrigues Da Silva
Kelli Darliane Rodrigues da Silva
Sandro Bochenek
Sandro Bochenek
15/06/2020
90-96
11
PSICOLOGIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES - VOLUME 2
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de implantação da assembleia de classe no Ensino Fundamental anos finais da Escola Social Marista Cascavel como estratégia de defesa e promoção da educação da participação social, vinculada à defesa dos Direitos Humanos na educação. O trabalho apesenta uma breve reflexão sobre a educação em Direitos Humanos, situando a defesa e promoção em Direitos Humanos como debate formativo e não como pauta isolada do contexto de vivência dos educandos e educadores. Para tal, o trabalho situa a formação integral como processo dialético que relaciona a aprendizagem e o desenvolvimento humanos, conforme reflexão apontada por Vigotski (2000). Neste sentido, o trabalho elege a prática pedagógica como ponto para essa defesa e apresenta a assembleia de classe como estratégia de formação integral – pela experiência vivida – para a participação social dentro da educação básica. Em face do relato de implantação da assembleia de classe no Ensino Fundamental anos finais da Escola Social Marista Cascavel, o trabalho justifica que a estratégia pedagógica empreendida reflete e materializa a defesa do currículo construído para a promoção dos Direitos Humanos. Tratar da promoção de Direitos Humanos na escola não é atuar em ações pontuais sobre pautas em Direitos Humanos, mas articular a prática pedagógica como principal instrumento de formação integral dos educandos para a experiência da promoção de direitos, com práticas voltadas à participação social e à emancipação humana.
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