EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: A IMPLANTAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE CLASSE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 200400200
2
2
Título

EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: A IMPLANTAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE CLASSE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Bruna Nathaly Silveira

    Bruna Nathaly Silveira

  • Ivan Gomes Veiga

    Ivan Gomes Veiga

  • Kelli Darliane Rodrigues Da Silva

    Kelli Darliane Rodrigues da Silva

  • Sandro Bochenek

    Sandro Bochenek

DOI
10.37885/200400200
Publicado em

15/06/2020

Páginas

90-96

Capítulo

11

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de implantação da assembleia de classe no Ensino Fundamental anos finais da Escola Social Marista Cascavel como estratégia de defesa e promoção da educação da participação social, vinculada à defesa dos Direitos Humanos na educação. O trabalho apesenta uma breve reflexão sobre a educação em Direitos Humanos, situando a defesa e promoção em Direitos Humanos como debate formativo e não como pauta isolada do contexto de vivência dos educandos e educadores. Para tal, o trabalho situa a formação integral como processo dialético que relaciona a aprendizagem e o desenvolvimento humanos, conforme reflexão apontada por Vigotski (2000). Neste sentido, o trabalho elege a prática pedagógica como ponto para essa defesa e apresenta a assembleia de classe como estratégia de formação integral – pela experiência vivida – para a participação social dentro da educação básica. Em face do relato de implantação da assembleia de classe no Ensino Fundamental anos finais da Escola Social Marista Cascavel, o trabalho justifica que a estratégia pedagógica empreendida reflete e materializa a defesa do currículo construído para a promoção dos Direitos Humanos. Tratar da promoção de Direitos Humanos na escola não é atuar em ações pontuais sobre pautas em Direitos Humanos, mas articular a prática pedagógica como principal instrumento de formação integral dos educandos para a experiência da promoção de direitos, com práticas voltadas à participação social e à emancipação humana.

Palavras-chave

assembleia, de, classe, educação, em, direitos, humanos, participação, social

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.