EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: RESISTIR E FLORIR, EM TODOS OS TEMPOS, COMO QUIPÁ

Code: 221111072
5
0
Título

EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: RESISTIR E FLORIR, EM TODOS OS TEMPOS, COMO QUIPÁ

Autores(as):
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis

    Reis, Filomena Luciene Cordeiro

  • Weneceslau Gonçalves Neto

    Gonçalves Neto, Weneceslau

DOI
10.37885/221111072
Publicado em

29/12/2022

Páginas

182-197

Capítulo

13

Resumo

Objetivo: Conhecer, analisar e narrar as vivências de estudantes, mulheres e negras, de escolas públicas de Montes Claros, Minas Gerais, durante os tempos da pandemia de Covid-19. Métodos: Fez-se necessário, metodologicamente, articular dinâmicas para construir uma narrativa que descrevesse histórias de vida de estudantes, mulheres e negras. A História Oral proporcionou esse movimento através das orientações de Portelli (2016) e Meihy (2005). A História Oral não apresenta “verdades absolutas”, mas histórias do sentir, do afeto, do viver, do compartilhar e das memórias. Dessa maneira, a metodologia adotada para as entrevistas consistiu em conversar com três estudantes, porém, valorando a subjetividade como vivências coletivas, narramos as memórias de, apenas, uma estudante denominada no texto como “Quipá”, uma espécie de cactácea. Escolhemos representar nossa colaboradora com essa nomenclatura por causa das suas histórias de vida, cuja resistência em terrenos áridos persiste em sobreviver e florescer, bem como cuidados éticos. Resultados: Apresentou uma reflexão como narrativa histórica por meio da oralidade das memórias de Quipá, estudante, mulher, preta e pobre de Montes Claros, atentado para suas vivências, em especial no exercício de aprender durante o período da pandemia de Covid-19, em Montes Claros. Conclusão: A educação é transformadora desde que seus agentes e sujeitos oportunizem a cidadania como Direito e Dignidade Humana. Quipá é uma grande mulher e o seu exercício de aprender na escola declara a necessidade de políticas públicas inclusivas, efetivas, afetivas e permanentes. Mulheres pretas nas escolas podem modificar realidades de muitas vidas e, não apenas uma só.

Palavras-chave

Histórias de vida, Memórias, Processo de Aprender. Gênero, Raça.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.