EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS COMO RECURSO TECNOLÓGICO

Code: 201001882
7
5
Título

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS COMO RECURSO TECNOLÓGICO

Autores(as):
  • Abigail Fregni Lins

    Lins, Abigail Fregni

  • Rafael Pereira da Silva

    Silva, Rafael Pereira da

  • Nahara Morais Leite

    Leite, Nahara Morais

DOI
10.37885/201001882
Publicado em

08/12/2020

Páginas

169-178

Capítulo

11

Resumo

Neste relatamos a experiência de participantes durante um minicurso que ofertamos no II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências II CONAPESC. O referido minicurso diz respeito ao nosso Projeto PIBIC/CNPq UEPB, vinculado ao Programa PRODOCENCIA/CAPES UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Assim como apresentar o aplicativo educacional ComicLife3 para que os participantes construíssem suas próprias histórias em quadrinhos digitais. No primeiro momento do minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, explicamos como acessar o aplicativo e utilizá-lo. Posterior às suas construções HDQs, realizadas com base em questões-problemas de conteúdos matemáticos, principalmente Teorema de Pitágoras, aplicamos um questionário aos participantes. A maioria se mostrou positiva na utilização das HQDs como método de ensino. A atividade realizada por eles lhes permitiu o manuseio de construções HQDs de modo dinâmico, auxiliando na formalização de conceitos e contribuindo como forma de incentivo ao uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática. Esperamos despertar interesse para uma nova metodologia com o uso de HQDs por parte dos professores, assim como tantos outros recursos tecnológicos com potencial a ser utilizado em aulas de Matemática. Podendo vir a gerar melhor compreensão aos nossos alunos sobre conceitos matemáticos.

Palavras-chave

Educação Matemática, História em Quadrinhos Digital, PIBIC/CNPq/UEPB

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.