EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA

Code: 210906283
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Título

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA

Autores(as):
  • Tatiane da Silva Morais

    Morais, Tatiane da Silva

  • Esmeraldo Tavares Pires

    Pires, Esmeraldo Tavares

  • Kátia Liége Nunes Gonçalves

    Gonçalves, Kátia Liége Nunes

DOI
10.37885/210906283
Publicado em

31/10/2021

Páginas

92-104

Capítulo

5

Resumo

Neste texto objetivamos analisar aulas de matemática em turma multisseriada em ambiente ribeirinho marajoara, de maneira a elucidar práticas socioculturais apresentadas pela comunidade e as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora de turma multisserie. Nossa questão de investigação centrou-se em entender em que termos a professora de escola ribeirinha marajoara desenvolve suas práticas pedagógicas considerando a Educação Matemática do Campo e os conhecimentos socioculturais de sua comunidade? Destacamos as atividades desenvolvidas na escola campesina da Educação Básica em contexto ribeirinho marajoara, no município de Ponta de Pedras/PA. Os dados produzidos a partir das observações e dos diálogos com a professora de turma multisseriada foram tratados pela metodologia de natureza qualitativa, Análise Textual Discursiva. Entendemos que as práticas socioculturais se constituem como fonte de estudo e informação, e quando exploradas permitem que os estudantes aprendam de forma prazerosa, significativa e contextualizada interdisciplinarmente. Portanto, percebemos que essas práticas usadas pela professora se configuram como ferramenta valiosa para o processo de ensino e aprendizagem, como também, para que compreendamos que os conhecimentos matemáticos se movimentam por entre as culturas dos povos.

Palavras-chave

Educação Matemática do Campo, Práticas Pedagógicas, Práticas Socioculturais, Escola Ribeirinha, Multisserie..

Autor(a) Correspondente
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