“EDUCAÇÃO JÁ!” E A GOVERNANÇA FEDERATIVA: A NOVA INVESTIDA DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO (TPE) NA DEFINIÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (SNE)

Code: 210805863
14
1
Título

“EDUCAÇÃO JÁ!” E A GOVERNANÇA FEDERATIVA: A NOVA INVESTIDA DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO (TPE) NA DEFINIÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (SNE)

Autores(as):
  • Gilda Cardoso de Araujo

    Araujo, Gilda Cardoso de

  • Rosenery Pimentel do Nascimento

    Nascimento, Rosenery Pimentel do

DOI
10.37885/210805863
Publicado em

31/08/2021

Páginas

23-39

Capítulo

2

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o programa “Educação Já!”, lançado em 2018 como o mais recente instrumento de incidência do Todos Pela Educação (TPE) na definição e articulação de políticas que são centrais à instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), tais como o financiamento, o pacto federativo, o regime de colaboração, as políticas de formação de professores, o currículo, a avaliação e a gestão pública. O referencial teórico toma como base Antonio Gramsci e David Harvey, ao discutirem a reconfiguração do capital e a construção de consentimentos, legitimando posições de poder. A metodologia parte da análise documental, com o levantamento de fontes relacionadas à formulação da proposta “Educação Já!”. As considerações finais indicam que o TPE tem levado a termo um projeto de privatização da educação por meio da articulação entre base, ensino, avaliação e responsabilização, a partir da proposta de uma normativa do SNE que incorpore a racionalidade do mundo corporativo.

Palavras-chave

“Educação Já!”, Governança federativa, Sistema Nacional de Educação, Privatização, Todos Pela Educação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.