EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: O PENSAR PEDAGÓGICO
Rodrigo Barbuio
Barbuio, Rodrigo
30/04/2023
111-129
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Este estudo investiga o ensino de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender e analisar como as pedagogas concebem as crianças com deficiência e viabilizam suas práticas educativas. A pesquisa fundamenta-se teórico e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial, nas elaborações de Lev Semionovitch Vigotski sobre a constituição social do desenvolvimento humano e suas proposições sobre as condições de possibilidades de desenvolvimento de crianças com deficiência. Ancora-se no método histórico-dialético e nos estudos biográficos ao trazer a narrativa como instância simbólica da linguagem. A construção dos dados foi realizada em uma escola pública municipal de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2022, registradas por meio de entrevistas narrativas com quatro pedagogas que atuam na Educação Infantil. Os resultados encontrados apontam que as significações que as pedagogas atribuem as crianças com deficiência são contraditórias, enquanto algumas apontam sentimos positivos, outras manifestam emoções negativas.
Educação Especial, Educação Infantil, Narrativas.
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