EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE: UTILIZAÇÃO DE MULTILETRAMENTOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Code: 230212160
Downloads
21
Views
15
Compartilhe
Título

EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE: UTILIZAÇÃO DE MULTILETRAMENTOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores(as):
  • Hermógenes De Sousa Jerônimo

  • Ana Maria Pereira Lima

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230212160
    Publicado em

    31/03/2023

    Páginas

    30-48

    Capítulo

    3

    Resumo

    Este trabalho teve como objetivo analisar a influência da utilização de recursos multimodais no processo de aprendizagem da Língua Inglesa, na perspectiva do uso de multiletramentos para a educação infantil bilíngue. O percurso metodológico da pesquisa foi feito de forma a contemplar a natureza qualitativa da linguagem em uma perspectiva documental, na qual se utilizou um plano de aula voltado para a educação infantil de uma escola bilíngue de Fortaleza-CE. A partir da análise do plano de aula, foi possível observar situações de multiletramentos adotadas como estratégias metodológicas e quais os recursos utilizados pelos professores para a execução das atividades. Como resultado, aponta-se para a subutilização dos recursos tecnológicos, pois estes poderiam ser utilizados como ferramentas de viabilização de estratégias de multiletramentos, como, por exemplo, a utilização de tablets, computadores ou celulares, que possibilita às crianças interagirem diretamente entre eles, com o professor e com os demais conteúdos para o incremento da aula. A utilização adequada das estratégias de multiletramentos torna possível aproximar cada vez mais a criança do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitando-lhes a construção de autonomia, porque podem ser elas mesmas autoras de seus conhecimentos e senhores de sua aprendizagem, ressaltando o papel que o ambiente escolar deve seguir como um espaço que possibilita diferentes conquistas e diversas oportunidades de aprendizagem com gêneros textuais que demandam várias habilidades comunicativas e que impulsionam o desenvolvimento infantil, sem deixar de valorizar as culturas locais e outras, além de valorizar os conhecimentos prévios da criança.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Letramento, Bilinguismo, Desenvolvimento infantil.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar