EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID

Code: 210102722
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Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID

Autores(as):
  • Fabrícia Cristina Paes Pinheiro

    Pinheiro, Fabrícia Cristina Paes

  • Manuela Gomes Maués

    Maués, Manuela Gomes

  • Rafael Silva Patrício

    Patrício, Rafael Silva

DOI
10.37885/210102722
Publicado em

04/02/2021

Páginas

473-481

Capítulo

29

Resumo

O presente relato visa apresentar algumas experiencias vivenciadas pelos futuros professores participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do subprojeto de matemática na área de educação no Ensino Fundamental pela Universidade do Estado do Pará, no Campus XIV – Moju. Através do projeto tornou-se possível uma maior interação entre a universidade e escolas, e além disso, nos foi possibilitado a oportunidade de conhecer a realidade das salas de aulas, por meio de um trabalho colaborativo que promove atividades pedagógicas as quais contribuem para o ensino e a aprendizagem de matemática. Em decorrência das experiências por nós vivenciadas, percebemos que em uma das turmas que acompanhávamos, havia uma aluna com deficiência auditiva, por este motivo neste trabalho daremos ênfase ao processo de acompanhamento da mesma no âmbito escolar. Enfatizando de que maneira essa experiência contribui positivamente tanto para as escolas atendidas pelo projeto como para a construção da identidade profissional dos acadêmicos participantes.

Palavras-chave

PIBID, Formação acadêmica, Iniciação à docência, Prática de ensino, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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