EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS AUTISTAS

Code: 221110793
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Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS AUTISTAS

Autores(as):
  • Regina Lima Nogueira

    Nogueira, Regina Lima

  • Elizangela A. Braga

    Braga, Elizangela A.

  • Cláudia Maria Soares Rossi

    Rossi, Cláudia Maria Soares

DOI
10.37885/221110793
Publicado em

01/12/2022

Páginas

51-61

Capítulo

4

Resumo

Este estudo abrange o autismo como um desafio para educação. O objetivo geral é identificar as conquistas e os impasses experimentados pelos professores para incluir e alfabetizar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares dos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública. Trata-se de uma pesquisa de opinião com professores da educação básica do Estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que falta conhecimento e apoio de outros profissionais da escola, além dafalta de recursos como jogos e materiais didáticos adequados para se trabalhar com esse público. Dessa forma, um dos desafios de alfabetizar os alunos com TEA é maior disponibilidade de tempo, pois precisamos de um planejamento único e individual. Portanto, cabe ao educador, pensar atividades quão inúmeras possibilidades podem contribuir diretamente para o ensino nas escolas brasileiras pautado na inclusão das pessoas na comunidade escolar e de ampliação das aptidões dos educandos.

Palavras-chave

TEA - Transtorno do Espectro Autista, Educação, Escola, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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