EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA ESCOLA COMUM

Code: 211006536
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Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA ESCOLA COMUM

Autores(as):
  • Bernardo Lima de Sena

    Sena, Bernardo Lima de

  • Vanderleia Lima de Oliveira

    Oliveira, Vanderleia Lima de

  • Narjara Medeiros de Macedo

    Macedo, Narjara Medeiros de

DOI
10.37885/211006536
Publicado em

01/12/2021

Páginas

54-60

Capítulo

4

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise, a partir de pesquisas em livros e revistas publicadas em plataformas digitais sobre a temática da educação inclusiva e surdez, assim como compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado- AEE como ferramenta para intervenção pedagógica no âmbito da escola comum junto aos sujeitos com essas necessidades especiais. Como metodologia para realização desta pesquisa, foi utilizado a pesquisa bibliográfica com base em materiais já elaborados por diversos autores sobre a temática e as fontes utilizadas para pesquisa foram livros que tratam da temática, artigos científicos e revistas especializadas publicados em plataformas digitais. Como resultado dessa análise entendemos que uma escola para todos, demanda a concepção de uma escola que receba, conheça e estime as diferenças em todos os andamentos de interação e aprendizados educativos. Articular a participação dos educandos movimenta a escola a novos protótipos educacionais. Quando tratamos do termo Educação Inclusiva não estamos falando apenas de estudantes com deficiência, mas de todos que dela fazem parte. Numa perspectiva inclusiva, a escola é, por dignidade, o espaço onde a influência mútua e a ação contínua de aprendizagem ocorrem e, assim, carece de ser o enfoco da atenção de todos os profissionais e comunidade escolar para distinguir, acolher e apreciar as singularidades dos educandos e a inclusão de sujeitos com surdez na escola comum estabelece a esta novos posicionamentos, provocando a necessidade de aperfeiçoamento dos educadores, pedagogos e funcionários, por meio de cursos na área da surdez, cursos estes que devem ser oferecidos pelo poder público, para que os mesmos possam atender aos educandos surdos de modo a promover-lhes probabilidades de alcançar avanços expressivos em sua aprendizagem

Palavras-chave

Educação Inclusiva. Surdez. Atendimento Educacional Especializado.

Autor(a) Correspondente
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