EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA ESCOLA COMUM
Bernardo Lima de Sena
Sena, Bernardo Lima de
Vanderleia Lima de Oliveira
Oliveira, Vanderleia Lima de
Narjara Medeiros de Macedo
Macedo, Narjara Medeiros de
01/12/2021
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O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise, a partir de pesquisas em livros e revistas publicadas em plataformas digitais sobre a temática da educação inclusiva e surdez, assim como compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado- AEE como ferramenta para intervenção pedagógica no âmbito da escola comum junto aos sujeitos com essas necessidades especiais. Como metodologia para realização desta pesquisa, foi utilizado a pesquisa bibliográfica com base em materiais já elaborados por diversos autores sobre a temática e as fontes utilizadas para pesquisa foram livros que tratam da temática, artigos científicos e revistas especializadas publicados em plataformas digitais. Como resultado dessa análise entendemos que uma escola para todos, demanda a concepção de uma escola que receba, conheça e estime as diferenças em todos os andamentos de interação e aprendizados educativos. Articular a participação dos educandos movimenta a escola a novos protótipos educacionais. Quando tratamos do termo Educação Inclusiva não estamos falando apenas de estudantes com deficiência, mas de todos que dela fazem parte. Numa perspectiva inclusiva, a escola é, por dignidade, o espaço onde a influência mútua e a ação contínua de aprendizagem ocorrem e, assim, carece de ser o enfoco da atenção de todos os profissionais e comunidade escolar para distinguir, acolher e apreciar as singularidades dos educandos e a inclusão de sujeitos com surdez na escola comum estabelece a esta novos posicionamentos, provocando a necessidade de aperfeiçoamento dos educadores, pedagogos e funcionários, por meio de cursos na área da surdez, cursos estes que devem ser oferecidos pelo poder público, para que os mesmos possam atender aos educandos surdos de modo a promover-lhes probabilidades de alcançar avanços expressivos em sua aprendizagem
Educação Inclusiva. Surdez. Atendimento Educacional Especializado.
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