EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS SURDOS NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Code: 210906003
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Título

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS SURDOS NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores(as):
  • Rosane Ferreira Macêdo

  • Rogério Leal de Sousa

  • Ivone das Dores de Jesus

  • Lilian de Sousa Sena

  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210906003
    Publicado em

    02/12/2021

    Páginas

    39-47

    Capítulo

    3

    Resumo

    O presente trabalho teve por objetivo analisar como ocorre a atuação do instrutor de Libras na escola inclusiva, no ensino remoto, durante o atendimento educacional especializado-AEE com estudantes surdos. A pesquisa pautou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Houve a coleta de dados a partir de entrevista semiestruturada online. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual em Teresina-PI. A amostragem foi de 2 instrutores de libras do atendimento educacional especializado que trabalham com estudantes surdos. Diante dos fatos analisados, observou-se que a atuação do instrutor de Libras no AEE, durante o ensino remoto no contexto da pandemia foi permeada de adaptações a esse novo contexto, buscando utilizar tecnologias e metodologias que pudessem estar direcionando seu trabalho, bem como estabelecer um trabalho colaborativo com os professores de sala regular para viabilizar o acesso aos conteúdos de forma acessível a especificidade linguística ao estudante surdo.

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    Palavras-chave

    Instrutor de Libras, Ensino remoto, Atendimento educacional especializado.

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