EDUCAÇÃO HÍBRIDA: APENAS UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA O ENSINO PRESENCIAL?

Code: 230111878
11
0
Título

EDUCAÇÃO HÍBRIDA: APENAS UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA O ENSINO PRESENCIAL?

Autores(as):
  • Januza Fontes Vasconcelos

    VASCONCELOS, Januza

  • Elena Maria Mallmann

    MALLMANN, Elena

  • Paula Dolovitschi Lambrecht

    LAMBRECHT, Paula

  • Norberto Quintana de Ornelas

    ORNELAS, Norberto

  • Vitória Caroline Rocha

    Rocha, Vitória Caroline

DOI
10.37885/230111878
Publicado em

01/03/2023

Páginas

927-943

Capítulo

68

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Durante esse período pós Pandemia da Covid-19, a Educação Híbrida (EH) tem sido assunto em destaque nas áreas educacionais, principalmente na transição da Educação Remota Emergencial (ERE) para o retorno das atividades presenciais nas redes de ensino. Este trabalho objetiva explorar os artigos publicados na Seção Dossiê Ensino Remoto Emergencial, da Revista de Educação à Distância Em Rede, vol. 8, de jul./2021. Como metodologia, a revisão bibliográfica foi baseada nestes trabalhos analisados. O suporte teórico se alicerça em autores como LIB NEO (2011), MALLMANN, MAZZARDO, SCHNEIDER (2013), MORAN (2017), entre outros. Este estudo foi utilizado para um seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas *** da Universidade ***. O seminário foi organizado em quatro encontros virtuais e ao final desse processo, o grupo elaborou uma nuvem de palavras através da ferramenta online EduPulses. A importância de conhecer e compartilhar experiências relacionadas à ERE deve ser considerada, visto que o período pandêmico é atípico. As realidades materiais de cada instituição de ensino conduzem a necessidade de discussões significativas que efetivem as políticas públicas sobre o assunto. Portanto, este estudo e reflexões baseadas nos relatos e experiências, contribuem com estratégias que fortalecem o processo ensino-aprendizagem, aliadas à integração de recursos tecnológicos.

Palavras-chave

Pandemia, Educação Híbrida, Educação Remota, Tecnologias na Educação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.