EDUCAÇÃO FÍSICA¨PINTANDO¨ A CIDADANIA: REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ESPORTES E LAZER NA ESCOLA

Code: 220107335
Downloads
13
Views
124
Compartilhe
Título

EDUCAÇÃO FÍSICA¨PINTANDO¨ A CIDADANIA: REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ESPORTES E LAZER NA ESCOLA

Autores(as):
  • Jaime Daniel da Silva

  • Caroline de Jesus Clezar

  • Janice Perez Avena

  • Vera Lúcia Pereira Brauner

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107335
    Publicado em

    16/02/2022

    Páginas

    716-720

    Capítulo

    59

    Resumo

    Introdução: Neste trabalho, apresentamos uma ação realizada por bolsistas do PIBID/CAPES/PUCRS, em uma escola pública da rede estadual de ensino de Porto Alegre. A proposta da atividade foi trabalhar com os alunos na revitalização das quadras esportivas e espaços de lazer da escola, visando exercitar a construção e experimentação da cidadania, nas aulas de educação física .A proposta realizada como uma das ações do PIBID da educação física na escola se colocou como um desafio, posto que se caracterizava como uma atividade pouco comum dentro da realidade da educação física nesta escola DECISÕES METODOLÓGICAS: O trabalho durou aproximadamente dois meses. Primeiramente, começamos com uma conversa com os alunos , sobre o projeto da revitalização das quadras e de seus espaços em volta. Alguns alunos contestaram a proposta dizendo que não faziam tais tarefas nem nas suas próprias casas. Então os alunos foram separados em grupos, que teriam que andar pela escola e apontar o que eles gostariam que mudasse, dando sugestões e tirando fotos. Conforme o trabalho ia acontecendo, mais alunos foram se inserindo e participando, principalmente devido ao uso de algumas ferramentas de jardinagem, que chamaram a atenção por constituir-se em novas aprendizagens apreciadas por eles. O processo de conscientização sobre o cuidado com um espaço coletivo foi trabalhado a cada momento e foi solicitado aos jovens que atentassem para a necessidade de trabalhar com os demais colegas da escola sobre o cuidado com a limpeza. Com isso, visamos a orientar os alunos para que eles fossem multiplicadores dessa maneira mais consciente de lidar com o ambiente. Após esta etapa, iniciou o processo de pintura. Conversamos sobre como funcionavam as tintas, que serviam para cada superfície, como fazer a mistura, diluição e cuidados com as latas, rolos e pincéis. Escolhíamos as cores em conjunto e a cada linha que ia sendo pintada, era uma alegria e um brilho nos olhos dos alunos e nos nossos também. CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS: A experiência foi muito significativa para os graduandos e para os alunos. Hoje, eles estão mudando a realidade do colégio; amanhã, sabendo que conseguem fazer a diferença, eles podem estar tentando influir na sua casa, família e comunidade.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação Física, Cidadania, Revitalização de espaços de esportes e lazer.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH I

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar