EDUCAÇÃO FÍSICA¨PINTANDO¨ A CIDADANIA: REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ESPORTES E LAZER NA ESCOLA

Code: 220107335
10
5
Título

EDUCAÇÃO FÍSICA¨PINTANDO¨ A CIDADANIA: REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ESPORTES E LAZER NA ESCOLA

Autores(as):
  • Jaime Daniel da Silva

    Silva, Jaime Daniel da

  • Caroline de Jesus Clezar

    Clezar, Caroline de Jesus

  • Janice Perez Avena

    Avena, Janice Perez

  • Vera Lúcia Pereira Brauner

    Brauner, Vera Lúcia Pereira

DOI
10.37885/220107335
Publicado em

16/02/2022

Páginas

716-720

Capítulo

59

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

Introdução: Neste trabalho, apresentamos uma ação realizada por bolsistas do PIBID/CAPES/PUCRS, em uma escola pública da rede estadual de ensino de Porto Alegre. A proposta da atividade foi trabalhar com os alunos na revitalização das quadras esportivas e espaços de lazer da escola, visando exercitar a construção e experimentação da cidadania, nas aulas de educação física .A proposta realizada como uma das ações do PIBID da educação física na escola se colocou como um desafio, posto que se caracterizava como uma atividade pouco comum dentro da realidade da educação física nesta escola DECISÕES METODOLÓGICAS: O trabalho durou aproximadamente dois meses. Primeiramente, começamos com uma conversa com os alunos , sobre o projeto da revitalização das quadras e de seus espaços em volta. Alguns alunos contestaram a proposta dizendo que não faziam tais tarefas nem nas suas próprias casas. Então os alunos foram separados em grupos, que teriam que andar pela escola e apontar o que eles gostariam que mudasse, dando sugestões e tirando fotos. Conforme o trabalho ia acontecendo, mais alunos foram se inserindo e participando, principalmente devido ao uso de algumas ferramentas de jardinagem, que chamaram a atenção por constituir-se em novas aprendizagens apreciadas por eles. O processo de conscientização sobre o cuidado com um espaço coletivo foi trabalhado a cada momento e foi solicitado aos jovens que atentassem para a necessidade de trabalhar com os demais colegas da escola sobre o cuidado com a limpeza. Com isso, visamos a orientar os alunos para que eles fossem multiplicadores dessa maneira mais consciente de lidar com o ambiente. Após esta etapa, iniciou o processo de pintura. Conversamos sobre como funcionavam as tintas, que serviam para cada superfície, como fazer a mistura, diluição e cuidados com as latas, rolos e pincéis. Escolhíamos as cores em conjunto e a cada linha que ia sendo pintada, era uma alegria e um brilho nos olhos dos alunos e nos nossos também. CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS: A experiência foi muito significativa para os graduandos e para os alunos. Hoje, eles estão mudando a realidade do colégio; amanhã, sabendo que conseguem fazer a diferença, eles podem estar tentando influir na sua casa, família e comunidade.

Palavras-chave

Educação Física, Cidadania, Revitalização de espaços de esportes e lazer.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.