EDUCAÇÃO FÍSICA ORGANIZADA EM CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO JOGO EM DOCUMENTOS CURRICULARES

Code: 221111047
8
0
Título

EDUCAÇÃO FÍSICA ORGANIZADA EM CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO JOGO EM DOCUMENTOS CURRICULARES

Autores(as):
  • Sabryna Santana Lopes

    Lopes, Sabryna Santana

  • Ana Rita Lorenzini

    Lorenzini, A. R.

DOI
10.37885/221111047
Publicado em

29/12/2022

Páginas

48-61

Capítulo

4

Resumo

Objetivamos analisar a organização do jogo nos ciclos de escolarização da Educação Física. Foram explicitadas categorias alinhadas com o aporte teórico do objeto investigado, fundamentando-o para realizar uma pesquisa documental que teve como fontes, documentos curriculares oficiais, visando a análise dos seus dados e discussão dos resultados. No material analisado, os resultados evidenciaram que, na Educação Física Crítico-Superadora os ciclos de escolarização são uma estrutura de organização dos conteúdos na escola e, nisto o jogo requer uma visão de totalidade, rigorosa, de conjunto, orientando o estudante a identificar, interpretar, compreender e explicar o fenômeno com suas manifestações, visando a formação das representações, generalizações, regularidades teóricas sobre o conhecimento.

Palavras-chave

Educação Física, Ciclos de escolarização, Jogo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.