EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS, BASEADO NAS INDIVIDUALIDADES BIOLÓGICAS DAS CRIANÇAS

Code: 211106861
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Título

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS, BASEADO NAS INDIVIDUALIDADES BIOLÓGICAS DAS CRIANÇAS

Autores(as):
  • Erick Jerônimo

    Jerônimo, Erick

  • Aurea Mineiro

    Mineiro, Aurea

  • Bruna Freitas

    Freitas, Bruna

  • Roberto Lopes

    Lopes, Roberto

  • Edson Torres

    Torres, Edson

  • Caio Ribeiro

    Ribeiro, Caio

  • Claudio Scorcine

    Scorcine, Claudio

  • Fabrício Madureira

    Madureira, Fabrício

DOI
10.37885/211106861
Publicado em

10/02/2022

Páginas

181-194

Capítulo

12

Resumo

Atualmente, um dos grandes desafios em educação física escolar é a criação de modelos de avaliação que favoreçam nas crianças o estabelecimento de metas, bem como, o reconhecimento dos efeitos de envolvimento nas aulas e as expectativas de mudanças. Ainda, o uso de diferentes medidas físicas, permitem ao aprendiz se reconhecer como único e observar seu desempenho como uma característica ímpar da interação genética e envolvimento. Objetivos: Elaborar medidas de desempenho relativo envolvendo características biológicas e analisar as magnitudes de diferenças entre as estratégias de desempenhos absolutos e relativos na Educação Física Escolar. Métodos: Participaram do experimento 15 crianças de ambos os sexos com idade de 12 (±1,3) anos. Os testes realizados foram subdivididos em 4 partes sendo eles: corrida de 500 metros; exercícios localizados; saltos com corda e flexibilidade. Para obtenção das cargas absolutas foram registrados tempo e/ou repetições, já para as cargas relativas – modelo baseado nas individualidades biológicas, computou-se o peso dos segmentos corporais e/ou características antropométricas que matematizadas ao desempenho absoluto resultaram em novas medidas que influenciaram de forma significativa o ranqueamento das crianças em seus desempenhos As medidas criadas permitiram novos olhares sobre os desempenhos dos escolares o que pode potencializar uma maior motivação para o envolvimento em programas de atividade física.

Palavras-chave

Educação física escolar, individualidades biológicas, Cargas relativas e crianças.

Autor(a) Correspondente
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