EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Code: 210705481
17
9
Título

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores(as):
  • Laryssa Boson de Castro Kersul

    Kersul, Laryssa Boson de Castro

  • Weuller Aisler Moreira Teixeira

    Teixeira, Weuller Aisler Moreira

  • Jéssyca Boson de Castro Kersul

    Kersul, Jéssyca Boson de Castro

  • Giuliano Roberto da Silva

    Silva, Giuliano Roberto da

DOI
10.37885/210705481
Publicado em

31/08/2021

Páginas

70-78

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção que os professores de Educação Física têm sobre a inclusão de alunos portadores de deficiência em suas aulas. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa oito professores de Educação Física de escolas estaduais e municipais da cidade de Nepomuceno-MG, que tinham alunos portadores de alguma deficiência em suas turmas. Resultados: Pode-se observar que os professores de Educação Física necessitam de um melhor preparo para lidar com alunos portadores de deficiência e é necessário um olhar diferenciado para a Educação Física inclusiva, bem como para o desenvolvimento de uma cultura escolar mais voltada para o reconhecimento e valorização das pessoas com alguma deficiência. Conclusão: Notou-se que ainda existem muitas barreiras a serem superadas no que se refere à inclusão de alunos com alguma deficiência nas escolas.

Palavras-chave

Educação Física, Inclusão, Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.