EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ANTROPOLOGIA ESSENCIAL NO PET-SAÚDE: UMA COMPREENSÃO MITOCRÍTICA DA REALIDADE

Code: 200901413
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Título

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ANTROPOLOGIA ESSENCIAL NO PET-SAÚDE: UMA COMPREENSÃO MITOCRÍTICA DA REALIDADE

Autores(as):
  • Graciela René Ormezzano

    Ormezzano, Graciela René

  • Franciele Silvestre Gallina

    Gallina, Franciele Silvestre

DOI
10.37885/200901413
Publicado em

05/01/2021

Páginas

103-121

Capítulo

8

Resumo

Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho hermenêutico-fenomenológico. Para a oficina construiu-se um método de trabalho sustentado pela antropologia essencial formulada por Leloup (1998), e também, pelas dimensões básicas da educação estética mencionadas por Gennari (1997). Foram realizados dez encontros com sujeitos de ambos os sexos, faixa etária entre 21 e 47 anos de idade, residentes, estudantes e trabalhadores da Região Norte do Rio Grande do Sul e que configurou um grupo de trabalho de educação permanente formado por profissionais e estagiários de diversas áreas da saúde . Os participantes foram denominados por pseudônimos e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo que aprovou o projeto com o Parecer 007/2015, em 24 de setembro de 2015. Os instrumentos da pesquisa consistiram em um desenho arquetípico, baseado nos nove elementos do teste AT-9 , proposto por Ives Durand, e uma narrativa sobre esse desenho (LOUREIRO, 2004). Para compreensão das informações emergentes, foi aplicada a mitocrítica, proposta por Gilbert Durand (1993), que visa extrair das significações temas redundantes, sinalizadores de mitos diretores. O capítulo aborda o programa da oficina; segue com os resultados da pesquisa que se constituem de oito mitos diretores: o mito da Criação e o do Eterno Retorno, as relações entre o mito de Teseu e o de Ariadne e os mitos de Crono, Kairós, Quirão e Atená; e por último, as considerações finais.

Palavras-chave

Educação estética; Antropologia essencial; Pet-Saúde

Autor(a) Correspondente
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