EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: O CONCEITO DE MÉDIA MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Code: 210504510
48
13
Título

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: O CONCEITO DE MÉDIA MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Autores(as):
  • Chang Kuo Rodrigues

    Rodrigues, Chang Kuo

  • Anderson José Gomes Ferreira

    Ferreira, Anderson José Gomes

  • Antonio Marco Campos Carrara

    Carrara, Antonio Marco Campos

  • Helena Pereira da Silva

    Silva, Helena Pereira da

  • Valquíria Dutra Leite

    Leite, Valquíria Dutra

DOI
10.37885/210504510
Publicado em

02/06/2021

Páginas

185-204

Capítulo

12

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivoestimular o exercício da literacia estatística a partir da compreensão do conceito de média móvel, contextualizado pela pandemia da Covid-19, no Brasil, para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas na cidade de Belford Roxo – RJ. Método: Os professores-pesquisadores elaboraram um vídeo explicativo, que foi utilizado como recurso didático no ensino remoto, para apresentar o conceito de média móvel contextualizado pela pandemia da Covid-19 no Brasil. Além disso, foi utilizado um formulário, desenvolvido no Google Forms, com perguntas relacionadas ao tema. Os procedimentos metodológicos seguiram os pressupostos teóricos da Engenharia Didática. Resultados: Os alunos reconheceram a finalidade e a importância da média móvel, por meio algébrico e gráfico, para visualizar tendências de comportamento dos dados e corrigir as distorções causadas pelo atraso na atualização das informações por parte das secretarias de saúde municipais e estaduais. Conclusão: A média móvel é um termo pouco, ou nada, abordado no currículo de Matemática na Educação Básica. Entretanto, por tornar-se essencial para a leitura do meio no período atípico em que o mundo vivencia com a pandemia da Covid-19, sobretudo no Brasil, vale destacar que os professores podem abordá-lo e sugerimos que o desenvolvimento seja feito de forma contextualizada a partir dos gráficos da pandemia de Covid-19. Este trabalho estimulou discussões sobre a relevância da compreensão do conceito de média móvel e da análise de gráficos estatísticos nas aulas de Matemática à luz da literacia estatística.

Palavras-chave

Educação Matemática, Média Móvel, Gráfico Estatístico, Ensino Remoto, Literacia Estatística.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.