EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: O CONCEITO DE MÉDIA MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
Chang Kuo Rodrigues
Rodrigues, Chang Kuo
Anderson José Gomes Ferreira
Ferreira, Anderson José Gomes
Antonio Marco Campos Carrara
Carrara, Antonio Marco Campos
Helena Pereira da Silva
Silva, Helena Pereira da
Valquíria Dutra Leite
Leite, Valquíria Dutra
02/06/2021
185-204
12
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Objetivo: Este artigo tem como objetivoestimular o exercício da literacia estatística a partir da compreensão do conceito de média móvel, contextualizado pela pandemia da Covid-19, no Brasil, para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas na cidade de Belford Roxo – RJ. Método: Os professores-pesquisadores elaboraram um vídeo explicativo, que foi utilizado como recurso didático no ensino remoto, para apresentar o conceito de média móvel contextualizado pela pandemia da Covid-19 no Brasil. Além disso, foi utilizado um formulário, desenvolvido no Google Forms, com perguntas relacionadas ao tema. Os procedimentos metodológicos seguiram os pressupostos teóricos da Engenharia Didática. Resultados: Os alunos reconheceram a finalidade e a importância da média móvel, por meio algébrico e gráfico, para visualizar tendências de comportamento dos dados e corrigir as distorções causadas pelo atraso na atualização das informações por parte das secretarias de saúde municipais e estaduais. Conclusão: A média móvel é um termo pouco, ou nada, abordado no currículo de Matemática na Educação Básica. Entretanto, por tornar-se essencial para a leitura do meio no período atípico em que o mundo vivencia com a pandemia da Covid-19, sobretudo no Brasil, vale destacar que os professores podem abordá-lo e sugerimos que o desenvolvimento seja feito de forma contextualizada a partir dos gráficos da pandemia de Covid-19. Este trabalho estimulou discussões sobre a relevância da compreensão do conceito de média móvel e da análise de gráficos estatísticos nas aulas de Matemática à luz da literacia estatística.
Educação Matemática, Média Móvel, Gráfico Estatístico, Ensino Remoto, Literacia Estatística.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.