EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO REGIME DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL DE BOURDIEU

Code: 230713776
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Título

EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO REGIME DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL DE BOURDIEU

Autores(as):
  • Heverton Ferreira De Oliveira

    OLIVEIRA, H. F.

  • Sônia Lago Amariz

    AMARIZ, S. L.

  • Margarete Panerai Araújo

    ARAÚJO, M. P.

DOI
10.37885/230713776
Publicado em

30/10/2023

Páginas

167-204

Capítulo

9

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos na garantia do direito fundamental à educação. No estado de Minas Gerais, foram estabelecidas regulamentações para a implementação do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) nas escolas de educação básica, empregando recursos impressos e virtuais para viabilizar o acesso educacional. O objetivo deste artigo é analisar as legislações educacionais estabelecidas pelo estado de Minas Gerais para a Educação Especial durante o período de pandemia, à luz da teoria da Reprodução Social de Pierre Bourdieu. A metodologia adotada consiste em uma análise de conteúdo das legislações mineiras que regulamentaram o REANP no período de 2020-2021, seguindo a abordagem proposta por Sampaio e Lycarião (2021), juntamente com uma análise estatística descritiva dos dados coletados e organizados. Os resultados demonstram um paradoxo entre inclusão e exclusão, visto que apontam para um cenário de massificação escolar, em detrimento da democratização e universalização da educação, o que perpetua mecanismos que garantem a reprodução social, de acordo com a teoria de Bourdieu.

Palavras-chave

Educação Especial. Pandemia. REANP. Reprodução Social. Bourdieu.

Autor(a) Correspondente
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