EDUCAÇÃO EM SERVIÇO: ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UMA UNIDADE DE REANIMAÇÃO
Yasmin Cristino Monteiro
Monteiro, Yasmin Cristino
Letícia Camargo Da Silva
Silva, Letícia Camargo da
Amanda Guimarães Cunha Cunha
Cunha, Amanda Guimarães
Adrion Silva Dos Santos
Santos, Adrion Silva dos
Aline Moraes Monteiro
Monteiro, Aline Moraes
Charles Victor Gomes De Souza
Souza, Charles Victor Gomes de
Daheny Coelho Matos
Matos, Daheny Coelho
Melissa Barbosa Martins
Martins, Melissa Barbosa
Silinne Nalane Baia Da Silva
Silva, Silinne Nalane Baia da
Veronica Vale De Barros
Barros, Veronica Vale de
29/12/2022
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Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por graduandas de enfermagem durante uma educação em serviço realizada com profissionais de saúde. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foram contempladas as cinco etapas do Arco de Maguerez: observação do ambiente, identificação de pontos-chave, teorização, proposta de soluções e retorno prático à realidade investigada. A partir disso, desenvolveu-se uma roda de conversa com profissionais de enfermagem. Resultados: Durante a capacitação, o público alvo mostrou-se cooperativo e evidenciou amplo interesse pela temática. Observou-se o domínio teórico do assunto por parte das profissionais e considerável aceitabilidade das sugestões expostas para prevenir lesões por pressão. Conclusão: Percebeu-se a relevância de medidas educativas no meio laboral voltadas às estratégias preventivas da incidência de lesões por pressão. Destarte, aponta-se para a necessidade de fortalecimento dos protocolos e mais ações que proporcionem espaços abertos para o diálogo, haja vista que este problema se manifesta como um indicador de qualidade do serviço prestado, principalmente pela atenção de enfermagem.
Lesão por pressão, Segurança do paciente, Capacitação em serviço, Assistência à saúde.
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