EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA

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Título

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA

Autores(as):
  • Géssica Natália Campos

  • Sanny Silva da Rosa

  • Branca Jurema Ponce

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210605182
    Publicado em

    01/12/2021

    Páginas

    41-53

    Capítulo

    3

    Resumo

    Este artigo amplia reflexões resultantes de pesquisa que buscou investigar as possibilidades de incorporação da Educação em Direitos Humanos (EDH) no currículo do ensino fundamental. Tratando-se de uma pesquisa-ação colaborativa, o processo de coleta de dados foi realizado em sessões reflexivas realizadas com a equipe gestora e docente de uma escola da rede pública municipal de uma cidade do ABC Paulista. Este texto examina, mais especificamente, as concepções dos sujeitos sobre Direitos Humanos, procurando evidenciar os desafios dos processos formativos da escola na direção de superar uma visão restrita e de senso comum acerca deste conceito que ainda prevalece nos meios educacionais. Argumenta-se que quebrar as resistências e entraves para abordar as questões relacionadas a essa temática na escola passa pelo processo de democratização das relações intraescolares na perspectiva de construção de um projeto político-pedagógico comprometido com a qualidade social da educação e com a justiça curricular.

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    Palavras-chave

    Educação em Direitos Humanos; Formação de Professores e Gestores; Currículo; Qualidade Social da Educação; Justiça Curricular.

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