EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA: PERCURSO HISTÓRICO, INICIATIVAS E PRÁTICAS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (BA/PE)
Elias Fernandes De Medeiros Junior
Medeiros Junior, Elias Fernandes de
Fábio José De Matos Barbosa
Barbosa, Fábio José de Matos
Stefânia Evangelista Dos Santos Barros
Barros, Stefânia Evangelista dos Santos
Xirley Pereira Nunes
Nunes, Xirley Pereira
Helder Ribeiro Freitas
Freitas, Helder Ribeiro
Márcia Bento Moreira
Moreira, Márcia Bento
19/06/2023
155-178
11
INTRODUÇÃO: A educação em agroecologia surge como uma oportunidade para envolver o paradigma agroecológico em projetos agrícolas desenvolvidos nos centros educativos escolares, universitários e comunitários. Ela se propõe a melhorar as condições de vida dos diferentes agentes, com métodos participativos em aspectos de educação, nutrição, saúde, produção e meio ambiente. Desta forma, a educação com princípios agroecológicos traz como expectativa o desenvolvimento do Sertão do São Francisco BA/PE a partir da convivência com o semiárido. OBJETIVO: Neste sentido, esta revisão de artigo tece o percurso histórico sobre os processos de Educação em Agroecologia, suas iniciativas e práticas no território do São Francisco Baiano e Pernambucano. RESULTADOS e DISCUSSÃO: O texto mostrará o trabalho das Comunidades Eclesiásticas de Base ligadas à Igreja Católica, como também, a atuação das organizações governamentais e não governamentais, além do trabalho dos núcleos de agroecologia da região. CONCLUSÃO: verificou-se que a referida região de estudo, está muito bem assistida em termos de educação agroecológica, graças principalmente ao trabalho incansável das organizações não governamentais e dos núcleos agroecológicos.
Agroecologia, Educação formal, Educação não formal, Semiárido, Comunicação popular.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.