EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA: PERCURSO HISTÓRICO, INICIATIVAS E PRÁTICAS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (BA/PE)

Code: 230513231
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Título

EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA: PERCURSO HISTÓRICO, INICIATIVAS E PRÁTICAS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (BA/PE)

Autores(as):
  • Elias Fernandes De Medeiros Junior

    Medeiros Junior, Elias Fernandes de

  • Fábio José De Matos Barbosa

    Barbosa, Fábio José de Matos

  • Stefânia Evangelista Dos Santos Barros

    Barros, Stefânia Evangelista dos Santos

  • Xirley Pereira Nunes

    Nunes, Xirley Pereira

  • Helder Ribeiro Freitas

    Freitas, Helder Ribeiro

  • Márcia Bento Moreira

    Moreira, Márcia Bento

DOI
10.37885/230513231
Publicado em

19/06/2023

Páginas

155-178

Capítulo

11

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação em agroecologia surge como uma oportunidade para envolver o paradigma agroecológico em projetos agrícolas desenvolvidos nos centros educativos escolares, universitários e comunitários. Ela se propõe a melhorar as condições de vida dos diferentes agentes, com métodos participativos em aspectos de educação, nutrição, saúde, produção e meio ambiente. Desta forma, a educação com princípios agroecológicos traz como expectativa o desenvolvimento do Sertão do São Francisco BA/PE a partir da convivência com o semiárido. OBJETIVO: Neste sentido, esta revisão de artigo tece o percurso histórico sobre os processos de Educação em Agroecologia, suas iniciativas e práticas no território do São Francisco Baiano e Pernambucano. RESULTADOS e DISCUSSÃO: O texto mostrará o trabalho das Comunidades Eclesiásticas de Base ligadas à Igreja Católica, como também, a atuação das organizações governamentais e não governamentais, além do trabalho dos núcleos de agroecologia da região. CONCLUSÃO: verificou-se que a referida região de estudo, está muito bem assistida em termos de educação agroecológica, graças principalmente ao trabalho incansável das organizações não governamentais e dos núcleos agroecológicos.

Palavras-chave

Agroecologia, Educação formal, Educação não formal, Semiárido, Comunicação popular.

Autor(a) Correspondente
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