EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PESQUISAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

Code: 230914531
1
0
Título

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PESQUISAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

Autor(a):
  • Luciana De Lima Dusi

    Dusi, Luciana de Lima

DOI
10.37885/230914531
Publicado em

01/03/2024

Páginas

181-196

Capítulo

10

Resumo

Este artigo trata das tecnologias digitais que estão se tornando inerentes à vida cotidiana e apresentam reflexos na educação. Integrando-se à teoria social crítica marcuseana, busca identificar pesquisas no contexto internacional que tenham como objeto de discussão a relação entre educação e tecnologias digitais no ensino superior. Nesse sentido, apresenta um recorte em artigos internacionais produzidos de 2010 a 2019 na área de Educação, partindo da seguinte questão: o que tem sido apresentado nas pesquisas internacionais sobre educação e tecnologias digitais no ensino superior? Foi realizado levantamento tendo como referência a base de dados Scopus. Entre os 5 autores e as 10 pesquisas mais citados, o corpus da análise de conteúdo foi definido em 6 artigos. Os resultados apresentam abordagens críticas indicando desconfianças e usos limitados de tecnologias digitais nos ambientes educacionais.

Palavras-chave

Tecnologia educacional; aprendizagem; crítica

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.