EDUCAÇÃO E ARTES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 210805865
13
2
Título

EDUCAÇÃO E ARTES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Valter Machado Fonseca

    Fonseca, Valter Machado

  • Ana Maria Haddad Bernardino de Amorim

    Amorim, Ana Maria Haddad Bernardino de

  • Carmen Lucia Ferreira Silva

    Silva, Carmen Lucia Ferreira

DOI
10.37885/210805865
Publicado em

26/02/2022

Páginas

95-108

Capítulo

8

Resumo

Este trabalho baseou-se num processo de participação e construção coletiva a partir de dois minicursos de extensão elaborados e ministrados pelo Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca e pela profa. Ms. Carmen Lucia Ferreira da Silva. Destes encontros culminou não só na elaboração deste trabalho, mas de um grupo de pesquisa intitulado Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços (NUPEADE), ligado ao departamento de Educação da UFV. A presente proposta deu-se a partir do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas configurando numa “práxis” pedagógica de cunho artística marcada pela proposição pedagógica elaborada com base na técnica de animação “Stop Motion” (quadro a quadro) com a modelagem e animação baseadas em temáticas referentes ao conhecimento científico apreendido em centros de ciências e museus da UFVA EMEF Pedro Gomide Filho, em Viçosa (MG), através do seu corpo docente e discente, foi parceira e participante ativa no referido projeto. Destacamos como objetivos deste trabalho a construção de novas metodologias educativas a partir do alinhamento dos conteúdos formais às práticas educativas propostas (oficinas). Enfatizamos ainda a objetivação deste trabalho a partir das artes como forma de potencialização do conhecimento científico no tocante à propiciar o aporte cognitivo de quem participa de tal dinâmica educativa. Nesse sentido, o aporte artístico utilizado foi elaborado com material de modelagem cuidadosamente preparado para o desenvolvimento de uma animação que, por sua vez, resultou numa proposição metodológica para a práxis educativa.

Palavras-chave

Espaços não formais de Educação, Museus e Centros de ciências, Ensino de Ciências, Práticas e Metodologias de ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.