EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E URUGUAI: O DILEMA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS QUE ATRAVESSAM A FRONTEIRA PARA ESTUDAR NO URUGUAI
Marcia Lorena Rodrigues Vieira
Vieira, Marcia Lorena Rodrigues
José Guilherme Franco Gonzaga
Gonzaga, José Guilherme Franco
Altacir Bunde
Bunde, Altacir
30/12/2023
71-89
5
O trabalho a seguir trata-se de uma pesquisa qualitativa feita para se obter um conhecimento mais aprofundado sobre as consequências positivas e negativas que o uso de dois idiomas em uma escola do campo da fronteira pode gerar na aprendizagem. As consequências muitas vezes não são pelo uso em si dos dois idiomas, mas pela forma com que é trabalhada e de como o professor na sala de aula encara essa situação. Para a elaboração da presente pesquisa, foi realizado uma pesquisa em artigos e reportagens semelhantes ao assunto. E, a partir dos resultados, presume-se que contribua para que esse tema esteja mais presente nas licenciaturas, principalmente na do Curso de Educação do Campo e nas escolas, com uma maior ênfase da direção em diálogo com a comunidade escolar, para que todos naquele meio saibam e busquem formas de lidar com essa questão sem prejudicar a aprendizagem e que o convívio escolar seja saudável e enriquecedor.
Idiomas. Escolas do campo. Escolas da fronteira. Aprendizagem.
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