EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: NARRATIVAS PRÓ MOVIMENTO ESCOLA SEM MORDAÇA
Anna Karina Gonçalves Xavier
Xavier, Anna Karina Gonçalves
Lúcia Talita Santos de Lima
Lima, Lúcia Talita Santos de
Beatriz Coelho Ferreira
Ferreira, Beatriz Coelho
Renato Maciel dos Santos
Santos, Renato Maciel dos
Arthur Silva de Andrade
Andrade, Arthur Silva de
01/06/2021
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A educação no Brasil tem sido uma área de vastos desencontros de ideias. Devido aos conflitos existentes entre os ideais democráticos no ensino, e a uma onda conservadora que insiste em manter uma suposta ideia de moral e bons costumes. Por meio do movimento Escola Sem Partido, fundadores e apoiadores da causa expuseram alunos e professores, com intenção de restringir o conhecimento, afirmando que a educação no país estava sendo doutrinadora ao problematizar sobre temáticas políticas, socioculturais e econômicas hegemônicas. Diante disto esse artigo tem como objetivo geral identificar os desafios de uma educação igualitária dentro das escolas sem partido. Existe uma urgência pelo debate sobre a igualdade, o movimento Escola Sem Partido pretende amordaçar a educação democrática, o que reforça e dissemina comportamentos que oprimem os mais desassistidos. A educação deve ser libertária e gerar autonomia para o sujeito independente de sua subjetividade.
Movimento escola sem partido. Educação democrática. Generificação dos corpos.
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