EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: NARRATIVAS PRÓ MOVIMENTO ESCOLA SEM MORDAÇA

Code: 210404425
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Título

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: NARRATIVAS PRÓ MOVIMENTO ESCOLA SEM MORDAÇA

Autores(as):
  • Anna Karina Gonçalves Xavier

    Xavier, Anna Karina Gonçalves

  • Lúcia Talita Santos de Lima

    Lima, Lúcia Talita Santos de

  • Beatriz Coelho Ferreira

    Ferreira, Beatriz Coelho

  • Renato Maciel dos Santos

    Santos, Renato Maciel dos

  • Arthur Silva de Andrade

    Andrade, Arthur Silva de

DOI
10.37885/210404425
Publicado em

01/06/2021

Páginas

84-91

Capítulo

6

Resumo

A educação no Brasil tem sido uma área de vastos desencontros de ideias. Devido aos conflitos existentes entre os ideais democráticos no ensino, e a uma onda conservadora que insiste em manter uma suposta ideia de moral e bons costumes. Por meio do movimento Escola Sem Partido, fundadores e apoiadores da causa expuseram alunos e professores, com intenção de restringir o conhecimento, afirmando que a educação no país estava sendo doutrinadora ao problematizar sobre temáticas políticas, socioculturais e econômicas hegemônicas. Diante disto esse artigo tem como objetivo geral identificar os desafios de uma educação igualitária dentro das escolas sem partido. Existe uma urgência pelo debate sobre a igualdade, o movimento Escola Sem Partido pretende amordaçar a educação democrática, o que reforça e dissemina comportamentos que oprimem os mais desassistidos. A educação deve ser libertária e gerar autonomia para o sujeito independente de sua subjetividade.

Palavras-chave

Movimento escola sem partido. Educação democrática. Generificação dos corpos.

Autor(a) Correspondente
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