EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM OLHAR PARA PESQUISAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 231014623
6
0
Título

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM OLHAR PARA PESQUISAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Bruno Tizzo Borba

    BORBA, B.T.

  • Elivelton Henrique Gonçalves

    GONÇALVES, E.H.

  • Fabiana Fiorezi De Marco

    MARCO, F.F.

DOI
10.37885/231014623
Publicado em

30/10/2023

Páginas

63-85

Capítulo

4

Resumo

Este estudo debruça-se sobre os estudos já produzidos na área de Educação Matemática, a partir de um levantamento de teses e dissertações que retratam o processo de ensino e aprendizagem de Matemática de discentes da Educação de Jovens e Adultos, na última década, e que têm como objeto as Tecnologias da Informação e Comunicação e/ou que possuem uma abordagem na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Desse modo, o objetivo principal deste artigo, uma pesquisa bibliográfica, é apresentar uma revisão da literatura sobre a utilização da Teoria Histórico-Cultural e/ou das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, visando discutir e relacionar as variadas formas com que os pesquisadores têm tratado essa questão na área de Educação Matemática. A produção de informações foi realizada entre os meses de março e abril de 2020, a partir de buscas no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A partir das informações obtidas, foram identificadas 15 pesquisas específicas da área de Educação Matemática, as quais foram classificadas e organizadas em três grupos de análise. Dentre os aspectos que se destacaram, salienta-se a necessidade de que os pesquisadores da Educação Matemática se debruçarem sobre a temática em questão, a qual ainda é pouca explorada por pesquisas no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu.

Palavras-chave

Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias da Informação e Comunicação, Teoria Histórico-Cultural.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.