EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE INDÍGENA INGAARUMÃ

Code: 200600539
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Título

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE INDÍGENA INGAARUMÃ

Autor(a):
  • Graciete Barros Silva

    Silva, Graciete Barros

DOI
10.37885/200600539
Publicado em

11/09/2020

Páginas

107-118

Capítulo

9

Resumo

Este artigo é um relato de experiência vivenciado no curso de Pedagogia com Ênfase em Educação Escolar Indígena da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a respeito da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Estadual Índio Luiz Ambrósio na Comunidade Indígena Ingaarumã. E tem como objetivo descrever como está ocorrendo à formação através da EJA no contexto indígena. A pesquisa está embasada teoricamente nos preceitos do histórico da EJA no Brasil, pensada por Haddad (2007), Romão (2005) e nas Políticas públicas da EJA no Brasil apontadas por Soares (2001), e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. A presente pesquisa adota um paradigma qualitativo utilizando o estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturada com professores e alunos da comunidade Ingaarumã, observação direta, bem como procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Com base nos resultados obtidos foram constatados que os docentes que atuam nesta modalidade de ensino são não -indígenas, e que, a prática docente dos mesmos não dá ênfase a realidade dos educandos, uma vez que, estes conduzem o ensino sem a devida consideração com a realidade social e cultural, desta forma, constata-se a necessidade de um currículo próprio para a comunidade indígena pesquisada, uma vez que , o projeto politico pedagógico utilizado na referente é dos não- indígena e não da ênfase a realidade escolar e cultural.

Palavras-chave

Educação indígena. Educação de Jovens e Adultos. Politicas públicas.

Autor(a) Correspondente
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