EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MULHERES NEGRAS: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA

Code: 200901517
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Título

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MULHERES NEGRAS: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA

Autores(as):
  • Elivaldo Serrão Custódio

  • Hosana Oliveira de Andrade

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200901517
    Publicado em

    17/11/2020

    Páginas

    423-437

    Capítulo

    33

    Resumo

    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre algumas categorias conceituais (gênero e raça) e como elas podem se apresentar nas políticas públicas, mas especificamente, na área da educação. Ou seja, como raça e gênero são articulados nas políticas públicas educacionais? Essa análise irá partir sobre a lei que implementou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como isso se apresenta na política estatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa reflexiva onde através da análise de conteúdo pretende-se analisar a lei por uma perspectiva interseccional. Duas abordagens importantes nesse processo são, a questão do poder e interseccionalidade. O poder pode se apresentar de várias formas e maneiras, mas especificamente, quando abordamos a questão da raça, o poder da colonialidade é o mais emergente, esse poder que exclui principalmente as mulheres negras de acessar os centros de ascensão social e de prestígio. Como um direito que deveria a princípio ser de acesso universal – o direito à educação. Sobre gênero e raça parte-se da perspectiva de Bell Hooks e Grada Kilomba, e sobre raça, estudos de Achille Mbembe. Em resultados é possível identificar que as normativas da lei, acaba por partir de uma ideia de universal das noções sobre pessoa, humano e individual. Assim como, termos como jovens, adultos ou trabalhadores acaba por ocultar como isso se apresenta da questão das mulheres negras.

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    Palavras-chave

    EJA. Políticas públicas. Gênero. Raça. Interseccionalidade.

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