EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MULHERES NEGRAS: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA

Code: 200901517
18
4
Título

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MULHERES NEGRAS: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA

Autores(as):
  • Elivaldo Serrão Custódio

    Custódio, Elivaldo Serrão

  • Hosana Oliveira de Andrade

    Andrade, Hosana Oliveira de

DOI
10.37885/200901517
Publicado em

18/11/2020

Páginas

423-437

Capítulo

33

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre algumas categorias conceituais (gênero e raça) e como elas podem se apresentar nas políticas públicas, mas especificamente, na área da educação. Ou seja, como raça e gênero são articulados nas políticas públicas educacionais? Essa análise irá partir sobre a lei que implementou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como isso se apresenta na política estatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa reflexiva onde através da análise de conteúdo pretende-se analisar a lei por uma perspectiva interseccional. Duas abordagens importantes nesse processo são, a questão do poder e interseccionalidade. O poder pode se apresentar de várias formas e maneiras, mas especificamente, quando abordamos a questão da raça, o poder da colonialidade é o mais emergente, esse poder que exclui principalmente as mulheres negras de acessar os centros de ascensão social e de prestígio. Como um direito que deveria a princípio ser de acesso universal – o direito à educação. Sobre gênero e raça parte-se da perspectiva de Bell Hooks e Grada Kilomba, e sobre raça, estudos de Achille Mbembe. Em resultados é possível identificar que as normativas da lei, acaba por partir de uma ideia de universal das noções sobre pessoa, humano e individual. Assim como, termos como jovens, adultos ou trabalhadores acaba por ocultar como isso se apresenta da questão das mulheres negras.

Palavras-chave

EJA. Políticas públicas. Gênero. Raça. Interseccionalidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.