EDUCAÇÃO DA FÉ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – DIÁLOGO, PRECONCEITO OU TEOLOGIA DO ENCONTRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Code: 210404126
Downloads
21
Views
84
Compartilhe
Título

EDUCAÇÃO DA FÉ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – DIÁLOGO, PRECONCEITO OU TEOLOGIA DO ENCONTRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores(as):
  • Fabiana Torres Xavier

  • Miguel Fernando Rigoni

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404126
    Publicado em

    03/07/2021

    Páginas

    39-58

    Capítulo

    3

    Resumo

    Este estudo aborda questionamentos inerentes ao preparo dos agentes formadores para a iniciação cristã e/ou nos métodos utilizados para a evangelização de PCDs, bem como evidencia o encontro nas relações interpessoais. A pesquisa se deu a partir da identificação de referenciais teóricos contemporâneos a respeito de ações práticas, da formação para agentes nas comunidades de fé e da identificação da Teologia do Encontro no processo da Iniciação Cristã para PCDs. Método: revisão bibliográfica orientada pela metodologia histórico-indutiva. Objetivo: analisar a relação entre o processo formativo para agentes de iniciação na fé e a vivência nas comunidades, alicerçado nas recomendações dos Documentos da Igreja e da Legislação Civil. Resultados: indicam que as dimensões civis e eclesiais sugerem a inclusão e adaptação dos processos formativos para atender esta população. Conclusão: Em relação à Teologia, advinda dos encontros dialógicos, as conclusões sugeriram uma movimentação positiva ainda em construção, que é fonte de um conceito inaudito e de um novo sentido diante das relações decorrentes de ações significativas já existentes. Entretanto durante a investigação não houve identificação de subsídios metodológicos na prática catequética para esta população específica, além da percepção de déficit na capacitação dos agentes formadores e/ou no processo adotado.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Pessoas com deficiência, Iniciação cristã, Teologia do Encontro, Educação cristã.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar