EDUCAÇÃO DA FÉ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – DIÁLOGO, PRECONCEITO OU TEOLOGIA DO ENCONTRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Code: 210404126
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Título

EDUCAÇÃO DA FÉ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – DIÁLOGO, PRECONCEITO OU TEOLOGIA DO ENCONTRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores(as):
  • Fabiana Torres Xavier

    Xavier, Fabiana Torres

  • Miguel Fernando Rigoni

    Rigoni, Miguel Fernando

DOI
10.37885/210404126
Publicado em

03/07/2021

Páginas

39-58

Capítulo

3

Resumo

Este estudo aborda questionamentos inerentes ao preparo dos agentes formadores para a iniciação cristã e/ou nos métodos utilizados para a evangelização de PCDs, bem como evidencia o encontro nas relações interpessoais. A pesquisa se deu a partir da identificação de referenciais teóricos contemporâneos a respeito de ações práticas, da formação para agentes nas comunidades de fé e da identificação da Teologia do Encontro no processo da Iniciação Cristã para PCDs. Método: revisão bibliográfica orientada pela metodologia histórico-indutiva. Objetivo: analisar a relação entre o processo formativo para agentes de iniciação na fé e a vivência nas comunidades, alicerçado nas recomendações dos Documentos da Igreja e da Legislação Civil. Resultados: indicam que as dimensões civis e eclesiais sugerem a inclusão e adaptação dos processos formativos para atender esta população. Conclusão: Em relação à Teologia, advinda dos encontros dialógicos, as conclusões sugeriram uma movimentação positiva ainda em construção, que é fonte de um conceito inaudito e de um novo sentido diante das relações decorrentes de ações significativas já existentes. Entretanto durante a investigação não houve identificação de subsídios metodológicos na prática catequética para esta população específica, além da percepção de déficit na capacitação dos agentes formadores e/ou no processo adotado.

Palavras-chave

Pessoas com deficiência, Iniciação cristã, Teologia do Encontro, Educação cristã.

Autor(a) Correspondente
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