EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E DESIGUALDADE DE GÊNERO: UM REFERENCIAL TEÓRICO
Lilian Rolim Figueiredo
Figueiredo, Lilian Rolim
Jádson Rudson Rodrigues Lemos
Lemos, Jádson Rudson Rodrigues
Mayra Silva dos Santos
Santos, Mayra Silva dos
Marcos Moreira Lira
Lira, Marcos Moreira
Betânia Oliveira Barroso
Barroso, Betânia Oliveira
01/07/2021
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EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVA CRÍTICA E DECOLONIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Esse artigo objetiva refletir sobre algumas questões que envolvem o currículo e as desigualdades de gênero na escola. Apresentamos o conceito de gênero como elemento constitutivo na produção de identidades masculinas e femininas na perspectiva de refletirmos sobre essas construções sociais propagadas na escola e que implicam na formação de meninas e meninos ao longo do tempo. Posteriormente, faz-se uma breve discussão a respeito das relações de gênero ao longo do tempo, no sentido de compreender como os papéis atribuídos à “homens” e “mulheres” são construídos e apreendidos socialmente, nos mais diversos espaços, sobretudo no ambiente escolar. De cunho bibliográfico, foram levantadas obras onde as concepções de gênero aparecem ligadas à questão do currículo, tais como Scott (1995); Tadeu (1999) e Louro (1997). As questões apontadas nos instigam a reconhecer a necessidade de mudança em torno dos estereótipos que são propagados nos diversos espaços sociais, principalmente na escola como instituição formativa de sujeitos. Na esteira das reflexões suscitadas nesse estudo, percebemos a relevância de problematizar essas questões, diante do desafio de promover a transformação em relação às desigualdades de gênero na escola. Nesse sentido, é indispensável buscar caminhos que permitam (re)pensar a relação dominador-dominado, combater desigualdades, afirmar diferenças e problematizar os conhecimentos produzidos por sujeitos dominantes.
Currículo; gênero; Desigualdades; Educação.
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